segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Prefeitura de Caxias interdita aterro clandestino no bairro Pilar

Poucos dias depois de o bairro Pilar ser castigado pelas fortes chuvas que atingiram Duque de Caxias, provocando a inundação de várias ruas da comunidade, a Prefeitura interditou hoje um aterro clandestino numa área de manguezal localizado na Rua 5 de Julho, no mesmo bairro. Na região aterrada, uma área de preservação ambiental, seria construído um loteamento, também irregular, onde dezenas de lotes seriam postos à venda.

A operação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviço Públicos, em conjunto com técnicos da Secretaria Municipal de Obras, e homens da Guarda Florestal. O proprietário do imóvel foi notificado e um trator, usado para fazer a terraplanagem, foi lacrado. Ele terá de comparecer à Secretaria de Meio Ambiente para se adequar às normas ambientais.
Como a área aterrada é em região protegida, ele terá de compensar o impacto ambiental fazendo a recuperação do terreno. Caso não cumpra a determinação da Prefeitura, terá de pagar multas diárias. “Por ser um manguezal, o proprietário não poderia fazer terraplanagem. Há poucos dias, a população do Pilar viveu momentos de pesadelo com ruas inundadas pelas águas do Rio Iguaçu. Aterros clandestinos só pioram a situação”, comentou o subsecretário de Serviços Públicos, Francisco Alves da Fonseca Neto, que coordenou a operação.


Um trator, ao fundo, foi lacrado pelos técnicos da Prefeitura


Texto: Nelson Soares/Assessoria de Comunicação PMDC
Foto: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

3 comentários:

  1. Uma sugestão:

    Segundo o blog "http://www.blogdocedaeano.blogspot.com", a represa de Xerém, em Duque de Caxias, está sendo cada vez mais contaminada por banhistas que já se tornaram seus frequentadores habituais e, assim, poluindo a água que bebemos. No local, de responsabilidade da Cedae, que está omissa diante da grave situação, é usado também para os frequentadores fazerem suas "necessidades".

    Como é também atribuição da Prefeitura preservar a a integridade e a saúde da população, solicitamos que a Secretaria do Meio Ambiente do Município tome alguma providência, como, por exemplo, denunciar o fato ao Ministério do Meio Ambiente, ao Ministério Público e até mesmo, polícia federal e até mesmo o Ministério da Saúde.

    Tudo isso pode ser comprovado por várias fotografias postadas no blog, que estão ao dispor de todos.

    ResponderExcluir
  2. É hora da municipalização:

    Na audiência pública realizada na Câmara de Caixas na semana passada, sobre a falta de água em Duque de Caxias, muitos vereadores disseram publicamente favoráveis à municipalização do abastecimento na cidade, tirando a Cedae de jogada, como já é em algumas cidades do Estado, e a prefeitura assumindo os trabalho.
    Taí uma proposta que pode ser discutida com profundidade pela população, com intermediação da própria câmara, da prefeitura e de outros órgãos do poder público, inclusive do judiciário.
    O que não pode é continuar como está.

    Geraldo

    ResponderExcluir
  3. Caxias não tem governo,
    tem ditadura.

    O Zito 2009 é realmente um político sem palavra. Depois de prometer, durante a campanha, dialogar com os profissionais de educação no sentido de atender suas reivindicações, nada disso aconteceu. Ele assumiu e, mesmo solicitado inúmeras vezes para reunir-se com a categoria, conforme havia prometido, não atendeu.
    Os profssores foram obrigados a fazer uma paralisação de 48 horas no sentido de sensibilizar o prefeito para o diálogo mas ele, nada.
    Agora, para surpresa da categoria, ao contrário do que havia dito a Secretária de Educaçao Lurdinha, os professores estão recebendo o salário com o desconto dos dois dias.
    Esse é o governo que estamos, todos, vivenciando em Duque de Caxias.
    Um governo de promessas vãs, de mentira, de força, enfim, um governo anti-democrático, uma verdadeira ditadura disfarçada em uma sigla social e democrátia.
    E ainda fica falando mal do Cabral.
    É a merda brigando com a bosta.

    ResponderExcluir