sábado, 7 de novembro de 2009

Movimento Agricultura na Baixada realiza primeiro seminário

Foi realizado neste sábado o primeiro seminário do Movimento Agricultura na Baixada. O evento aconteceu no belíssimo Auditório Gustavo Dutra, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica.


Evento na UFRRJ reuniu representantes dos municípios da região

Na abertura, o subsecretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, João Santana, disse que o seminário pode fazer a Baixada Fluminense ser vista como uma região. Acrescentou que a Baixada chegará à consolidação da política agrícola com preocupação ambiental. Ainda em sua fala, reiterou o desvelo da Prefeitura de Caxias em cumprir a Lei Federal 11.947, de 16 de junho de 2009, que prevê que 30% da merenda escolar servida na rede municipal de ensino sejam provenientes da agricultura familiar. Anunciou também a realização, em 28 de novembro, da 1ª Festa da Tilápia em Xerém, com o intuito de promover a piscicultura no quarto distrito de Duque de Caxias.


Subsecretário João Santana fala aos presentes

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Nova Iguaçu, Fernando Cid, destacou que o seminário é o desdobramento de ações tomadas em junho, quando os secretários se uniram para tornar a agricultura em ação econômica da região.
A secretária de Meio Ambiente de Mesquita, Kátia Perobelli, destacou que seu município tem 60% de sua área preservadas e que há uma zona rural sustentável dentro da área de proteção ambiental.
Após a abertura, os conferencistas assistiram a palestras sobre a história da agricultura na Baixada e agricultura sustentável na região. À tarde, participaram de cinco grupos de discussão: formação de consórcio e captação de recursos, agricultura sustentável, escoamento e comercialização da produção, agregação de valor e inserção da agricultura nas leis orgânicas municipais.
Caxias foi representada pela Cooperativa Agropecuária Mista de Duque de Caxias (Cooperduc), pela Associação dos Moradores do Capivari, pela Associação dos Produtores Rurais do Terra Prometida e por agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do assentamento Terra Prometida, no Piranema.
Durante o encontro, foi aprovada a logomarca que estará presente em todas as ações do Movimento Agricultura na Baixada. Ficou decidido também que os titulares de Agricultura dos municípios da região se encontrarão para decidir, entre eles, qual secretário será o representante do movimento.

Logomarca aprovada no seminário. Suas formas simétricas transmitem suavidade ao design. A assinatura visual é composta por uma mão simbolizando folhas que protegem um broto. Essa simbologia representa os cuidados com a preservação e o trabalho agrícola. As cores utilizadas remetem diretamente ao universo botânico. Os tons suaves tornam a marca simples e, ao mesmo tempo, forte, transmitindo o conceito diretamente

O Movimento Agricultura na Baixada reúne os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.

UFRRJ sediou primeiro seminário do Movimento Agricultura na Baixada

Seminário aconteceu no Auditório Gustavo Dutra, o "Gustavão"

Texto e fotos: Willy Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário