quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Projeto Girassóis da Primavera é encerrado com festa

Com exposição de trabalhos produzidos com material reciclável e de arte confeccionados pelos alunos da Escola Municipal Montese, no bairro Vila Canaã, e de unidades da Taquara, de Duque de Caxias, apresentação da banda do 57º Batalhão de Infantaria Motorizada (REI) e distribuição de brindes, foi encerrado nesta quarta-feira, 11 de novembro, o projeto Girassóis da Primavera. Iniciado em setembro pela empresa Clariant - fabricante de corantes para indústria têxtil - em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e de Educação, o projeto beneficiou cerca de 500 alunos, entre eles 120 participantes do projeto Guarda Florestal Mirim, desenvolvido no bairro Taquara.
Durante dois meses, os alunos do projeto participaram de palestras sobre preservação do meio ambiente, atividades de artes, jogos e brincadeiras, além de aprenderem como cultivar girassol. Os estudantes também visitaram a fábrica de corantes, no bairro Santo Antônio, que funciona sem agredir o meio ambiente. Nas atividades do evento, os participantes produziram trabalhos explorando lendas e mitos. Cerca de cem deles serão transformados em revistas e distribuídas aos alunos.
No ginásio da escola, onde foi realizada a festa de culminância do projeto, foi montada exposição de equipamentos usados pelos bombeiros do Grupo de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) e pelos funcionários da empresa Clariant, que trabalha com produtos químicos na produção de corantes.
Na ocasião, o secretário Samuel Maia falou da importância de se preservar o meio ambiente e dos ensinamentos levados às crianças participantes do projeto. “Elas terão, a partir de agora, o compromisso de conservar o nosso planeta e levar para suas comunidades o que aprenderam. Essa é mais uma parceria que deu certo no governo e, com certeza, vai continuar em 2010”, disse.
Samuel Maia aproveitou a oportunidade para convocar os moradores do bairro Vila Canaã para participar do Mutirão de Limpeza, que será realizado no dia 28 de novembro em todo o município. “O lugar de lixo é na lixeira e não nas esquinas e terrenos baldios. Temos que colaborar para que a nossa cidade se mantenha limpa. O lixo é coletado nos bairros três vezes por semana. Por isso, esperem a passagem do caminhão de coleta e não sujem as ruas”, alertou, acrescentando que o meio ambiente merece o respeito de todos.
Sandro Oliveira, gerente da Clariant, disse que o projeto Girassóis da Primavera foi criado para conscientizar os jovens sobre a importância de preservação do meio ambiente e evitar sua contaminação. “As crianças de hoje são o futuro do Brasil. Queremos um Brasil melhor e não mediremos esforços para ajudar nessa transformação”, disse o representante da empresa.
Samuel Maia convoca população para mutirão de limpeza
Samuel Maia elogiou exposição dos alunos
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário