quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mutirão da limpeza espera recolher 2 mil toneladas de lixo em Caxias


Um dia para se lembrar que o cuidado com o lixo deve acontecer o ano inteiro. Neste sábado, a Prefeitura de Duque de Caxias lança o Mutirão da Limpeza com o tema “Quem ama cuida”. A ação, que envolverá todas as secretarias do governo, espera recolher, nos quatro distritos, das 8h às 17h, 2 mil toneladas de lixo. Considerado um dos principais vilões de rios, canais, valões e bueiros - por entupir galerias e assorear leitos de rios , além de transmitir doenças -, o lixo é o foco do evento, que busca conscientizar a população quanto aos problemas que gera.
Um exército de 1.500 homens estará à frente dos trabalhos, que contará com o auxílio de 173 caminhões, além de retroescavadeiras, pás mecânicas, compactadores e tratores. Funcionários da Prefeitura distribuirão folhetos explicativos pedindo a colaboração da população, bem como o respeito aos dias da coleta de lixo domiciliar, que acontece três vezes por semana em todos os bairros da cidade.
A campanha, segundo o prefeito José Camilo Zito, é de extrema importância. Para ele, os hábitos devem ser mudados para que problemas possam ser evitados. “É comum ver moradores jogando lixo em terrenos baldios, praças e rios. Nossa meta é fazer com que esses procedimentos acabem, evitando transtornos com a proliferação de doenças e, principalmente, com as enchentes”, advertiu.
Responsável pela limpeza no primeiro distrito e parte do segundo, a Delta, empresa que presta serviço à Prefeitura, terá 490 pessoas no mutirão e 80 máquinas, entre caminhões compactadores e retroescavadeiras. Já a Locanty, detentora da concessão no terceiro e quarto distritos, levará 340 pessoas para a execução de varrição, caminhões, tratores e outros equipamentos. Com base em Jardim Primavera, a Secretaria Municipal de Obras levará 400 homens da administração direita e indireta para as ruas, além de caminhões e equipamentos para limpeza e recolhimento de lixo. Servidores de todas as pastas municipais participarão da ação no sábado, junto com o prefeito.

Texto: Antonio Pfister/Assessoria de Comunicação PMDC

2 comentários:

  1. EU GOSTARIA DE INFORMA QUE A LIMPEZA NOTURNA NAO ESTA DANDO CERTO,PELO O FATO DE ESTAR UMA LIXEIRA A RUA ALBERTO DE OLIVEIRA EM FRENTE AO FERRO VELHO,OS GARIS SO FASEM COLETA ATE A METADE DA RUA E O RESTANTE DEIXAM DE LADO,ENTAO ESTOU POSTANDO ESTE COMUNICADO PARA QUE TODOS OS RESPONSAVEIS PELA LIMPEZA URBANA DE DUQUE DE CAXIAS FIQUEM CIENTE DOS FATOS E TOMAEM UMA PROVIDENCIA PARA A MELHORA DA LIMPEZA EM DE CAXIAS,SUGESTAO TROQUEM HORARIO NOTURNO RAPIDO PELO DIURNO,E PEÇO FSCALIZAÇAO JA!!!

    ResponderExcluir
  2. zito por favor troque o horario desses gari para que os mesmos volte a faser coleta de lixo como era antes,estamos jogando os lixos nas calçadas pelo o fato de os mesmos nao estarem coletando 100% a rua alberto de oliveira proximo ao esqueleto e em frente ao ferro velho,esta uma vergonha essa rua e tambem os lixos estao atrapalhando até nas passagem de onibus abraço romario.

    ResponderExcluir