quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Duque de Caxias abre campanha de vacinação contra febre aftosa

Samuel Maia participou da abertura oficial da campanha de imunização do gado


Foi iniciada oficialmente hoje a temporada de vacinação de bovinos contra febre aftosa em Duque de Caxias. A abertura da campanha aconteceu na Fazenda Capivari, no Capivari, e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, e produtores da zona rural do município.
Em sua fala, Samuel disse que, para 2010, pretende incluir outras vacinas no calendário municipal de imunização do gado. Também para o próximo ano, o secretário relatou seus esforços para aplicar em Caxias a Lei Federal 11.947, de 16 de junho de 2009, que prevê que 30% da merenda oferecida na rede municipal de ensino sejam oriundas da agricultura familiar.
Para Antonio Jairo Teixeira, proprietário da Fazenda Capivari e que está desde 1980 na região, é um orgulho receber em sua propriedade a abertura da campanha de imunização do gado contra a aftosa. “É uma honra proporcionar (esse evento) ao município nesse momento”, disse. Jairo possui aproximadamente 400 cabeças de gado que estão espalhados em uma área de 120 hectares.

Produtores compareceram em peso ao evento no Capivari

Já o produtor Nelson de Souza Lima, dono do Sítio do Retiro, com apenas 18 cabeças de gado, disse estar "satisfeito" com a meta da Prefeitura de imunizar todo o rebanho do município. “Nunca tivemos um tratamento como esse. Até melhorei minha propriedade para receber os vacinadores”, conta.
A vacinação contra febre aftosa acontece sempre em duas etapas: a primeira ocorre em maio e a segunda, em novembro. Quem tiver dúvidas sobre como ter seu rebanho bovino vacinado pode ir pessoalmente ao Núcleo de Agricultura e Abastecimento, em Xerém, na Praça Engenheiro Leão de Moura, 4, ou ligar para (21) 2679-4292.


Vacinação acontece em duas etapas: maio e novembro

A febre aftosa é altamente contagiosa e ataca principalmente bovinos. Dentro do âmbito local, a doença reduz o lucro dos fazendeiros. Por isso, o controle da aftosa é extremamente importante e obrigatório, pois o surgimento de um único foco da doença pode prejudicar a imagem no país no exterior, uma vez que o Brasil é um grande exportador de carne.

Texto e fotos: Willy Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário