quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Desans e Agricultura visitam zona rural no 4º distrito

Piranema fica no 4º distrito de Duque de Caxias, depois dos areais

Técnicos do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Desans), juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA), visitaram nesta quinta-feira a comunidade da localidade de Piranema, zona rural no 4º distrito de Duque de Caxias.

Os representantes da Administração municipal ouviram as demandas dos moradores e explicaram aos presentes o principal motivo da ida deles à comunidade: a aplicação, em Caxias, da Lei Federal 11.947, de 16 de junho de 2009, que prevê que pelo menos 30% da merenda oferecida na rede municipal de ensino sejam provenientes da agricultura familiar.

Por esse motivo, os moradores do Piranema tiraram dúvidas sobre como se enquadrar na condição de agricultor familiar e poderem se tornar fornecedores de merenda para a Prefeitura. Além disso, relataram uma série de problemas enfrentados pela comunidade, como falta de água, ausência de linhas de ônibus locais e estradas em péssimo estado de conservação, entre outros.
Técnica da SMMAAA esclarece dúvidas de produtor rural

Além da SMMAAA e do Desans, participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Vigilância Sanitária, dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar e de Segurança Alimentar, além de membros da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Terra Prometida, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Texto e fotos: Willy Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário