quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Prefeito Zito mostra problemas da cidade à secretária estadual do Ambiente

Marilene Ramos ouve sugestões de Zito sobre o trabalho de dragagem dos rios

O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, visitou na tarde desta quarta-feira, acompanhado da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, algumas áreas tingidas pelas chuvas dos últimos dias. Marilene disse que vai cadastrar as famílias que moram às margens do rio Iguaçu, que deverão ser transferidas para outras casas. Os imóveis são ocupações irregulares, e a área deverá ficar livre para obras do Projeto Iguaçu, Botas e Sarapuí, recebendo arborização, área de lazer e pavimentação. Esta, segundo Marilene, é uma forma de fazer com que a área não seja novamente ocupada.
Zito e Marilene se encontraram no Grupamento de Bombeiros da Reduc, onde vistoriaram o canal Fabor, dentro da refinaria. O canal, que está com excesso de sujeira, recebe grande volume de água durante as tempestades e acarreta em alagamentos em diversos pontos de Campos Elíseos. “Canais como o Marilândia e Parque Império desaguam no Fabor, que não está com capacidade de escoamento, provocando transtornos como os dos últimos dias”, disse o prefeito, enquanto mostrava à secretária o canal Marilândia, que está completamente obstruído por entulho e lixo.
Com o prefeito Zito como anfitrião, Marilene fez um percurso pelas áreas mais castigadas de Duque de Caxias. Foram vários canais visitados nos bairros Campos Elíseos e Parque Império, de onde os dois, seguido pelos vereadores Marcelo do Seu Dino e Grande, deputado estadual Marco Figueiredo, além de diversos secretários municipais, seguiu para o bairro Pilar, onde visitou os rios Iguaçu e Calombé. No bairro, dezenas de ruas ficaram inundadas com o temporal. Marilene ficou surpresa com a quantidade de construções às margens do Rio Iguaçu.
A secretária disse que vai solicitar ao Governo do Estado que cadastre todas as famílias para que a área seja desocupada. Marilene garantiu que vai começar a limpeza do rio Iguaçu nos próximos dias e que os problemas serão reduzidos. Segundo o secretário municipal de Obras, Sandro Monteiro Soares, Duque de Caxias é cortada por 55 rios e canais e em alguns deles a única solução é a instalação de comportas e bombas de escoamento que serão acionadas quando o nível das águas estiver alto. “Há tempos tivemos este sistema, que foi desativado e o maquinário foi roubado ou destruído por vândalos”, observou.
O prefeito disse que o momento é de esperar e acrescentou que a secretária viu de perto os problemas vividos pela população. “Vamos deixar que as obras aconteçam para cobrar os resultados posteriormente”, resumiu.

Canal Cintura, no Pilar, dragado por máquinas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea)

Texto: Nelson Soares/Assessoria de Comunicação PMDC

Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário