segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Festa da Tilápia atrai 3 mil pessoas

Três mil pessoas. Este foi o número calculado de visitantes da 1ª Festa da Tilápia de Duque de Caxias realizada neste sábado em Xerém. O evento – promovido para estimular a produção de peixes de água doce na região – atraiu um público variado como admiradores da culinária, curiosos sobre o assunto e pessoas interessadas na produção de peixes. Além de poder saborear vários tipos de peixes, moradores do município, região serrana, Baixada Fluminense e região metropolitana tiveram a oportunidade de conhecer o artesanato local, músicos da região e aprender um pouco sobre criação de peixes.
Um dos restaurantes da Festa da Tilápia
Realizado na sede da Associação dos Servidores do Inmetro (Asmetro), o festival foi aberto pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia. Ele falou da importância da festa cujo objetivo principal foi estimular a produção na área rural, além de incentivar o turismo na região. A Festa da Tilápia teve como parceiros a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Emater-Rio.
“Este evento atraiu pessoas de várias regiões do estado mostrando que o município tem grande potencial nessa área. Temos que incentivar o aumento da produção de tilápia que hoje chega a 21 toneladas/mês e ajudar que quer entrar nesse ramo. Pretendemos também incluir o consumo de peixes de água doce no cardápio da merenda escolar do município a partir do ano que vem”, destacou Samuel Maia, acrescentando que a Festa da Tilápia vai entrar no calendário de eventos oficiais da cidade.

O evento atendeu todas as expectativas dos organizadores. O público adulto assistia palestras, se concentrava na praça de alimentação ou visitava a feira de artesanato, e as crianças se divertiram no parque de diversão montado no gramado. A parte musical teve música eletrônica e forró ao vivo com grupos do município.
A praça de alimentação teve grande movimento





A feira de artesanato atraiu muitas pessoas
Durante o dia, foram ministradas palestras sobre o panorama da piscicultura no estado do Rio e sobre licenciamento ambiental para a atividade, realizadas pelo veterinário da Emater-Rio José Henrique de Carvalho Moraes e acerca de manejo, conservação e processamento de tilápias, pelo presidente da Cooperativa Peixe Sul, Kleber Rossoni Poltronieri.

À tarde, um fato atraiu muitas pessoas à entrada da associação. Uma viatura da Guarda Florestal chegou ao local transportando uma preguiça. O animal foi encontrado à beira da Estrada do Garrão, em Xerém, e por pouco não foi atropelado pelos veículos que passavam. A preguiça, com cerda de três anos, foi levada à floresta da reserva biologia de Tinguá, próximo ao reservatório da Cedae.



Guarda florestal solta a preguiça da Reserva de Tinguá


Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário