terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tic Tac Tic Tac na contagem regressiva para Copenhague

Brasil se envolve no movimento internacional lançado por Kofi Annan e Bob Geldof, que segue em campanha para recolher assinaturas em defesa de ações pelo clima, às vésperas da conferência global na Dinamarca

De 7 a 18 de dezembro de 2009, lideranças de todo o planeta vão se reunir em Copenhague para firmar acordos mundiais sobre a ameaça das mudanças climáticas. A Campanha Global de Ações pelo Clima – GCCA-BRO Brasil – aderiu a um movimento internacional para ampliar a adesão nacional. Para os organizadores, o país é líder em negociações internacionais, mas um dos maiores emissores mundiais de gases do efeito estufa. “A postura ainda é tímida quando se trata de assumir decisões firmes para sanar o problema. Falha também ao não dar o exemplo, colocando em prática no país todo o discurso que apresenta no exterior”, defendem os organizadores.

O movimento internacional foi lançado por Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e o pop star Bob Geldof na última edição do Festival de Cannes. Eles criaram o TCK TCK TCK (www.tcktcktck.org) e no Brasil Tic Tac Tic Tac (www.tictactictac.org.br), que recolhe assinaturas para pressionar autoridades a cumprir os acordos. O objetivo é garantir que o aquecimento global fique bem abaixo dos 2 graus Celsius em relação à média histórica, estabelecendo metas e mecanismos para que, antes de 2020, comecem a decrescer as emissões de gases. Também quer promover a redução das emissões dos países desenvolvidos em pelo menos 45% até 2020, em relação a 1990.

No Brasil, o movimento criado por Kofi Annan (foto) e pelo pop star Bob Geldof passou de TCK TCK TCK para Tic Tac Tic Tac (Foto: AFP)


No Brasil, a agência Y&R, em parceria com as produtoras Tribo Post e Somzera, criou um filme para alertar as pessoas sobre o problema do aquecimento global e conscientizá-las sobre a importância de ter uma nova atitude. “A ação, realizada inicialmente para o projeto ‘Reclame por um mundo melhor’ – no qual agências de propaganda são desafiadas a criar comerciais contra o aquecimento global –, do programa Reclame, também será o primeiro filme com produção nacional em apoio ao Tic Tac Tic Tac.

De acordo com Sandra Sinicco, CEO do Grupo Casa e voluntária responsável pela comunicação da causa no Brasil, a campanha já arrecadou US$ 150 mil no país e pode chegar a US$ 6 bilhões no mundo. Além disso, o site da ação no Brasil ultrapassou 60 mil assinaturas e, no mundo, já atingiu mais de 1 milhão. Intitulada “Adaptação”, a animação começa com um personagem pré-histórico estilizado, que vai ganhando formas diferentes, gradualmente, ao superar predadores, acidentes e fenômenos da natureza, até se tornar uma criatura próxima do que hoje é o ser humano. O alerta diz: “Não é o planeta que tem que se adaptar. É você”. Para, depois, exibir: “Junte-se à luta contra o aquecimento global. Y&R apoia o Tic Tac Tic Tac. www.tictactictac.com.br”.
Fonte: jornal "O Dia", de 25/10/2009, página 19

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