quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Festa estimula produção de tilápia em Caxias


Estimular a produção na área rural, incluir no cardápio da merenda escolar o consumo de peixes de água doce e incentivar o turismo da região são alguns dos objetivos dos organizadores da 1ª Festa da Tilápia de Duque de Caxias, que será realizada neste sábado, 28 de novembro, na Associação dos Servidores do Inmetro (Rua Pastor Manoel Avelino), em Xerém. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, tem parceria da Secretaria de Cultura e Turismo e da Emater-Rio.
A partir das 8h, com entrada franca, haverá feira de artesanato, exposição de peixes, palestras sobre criação de tilápia e outros peixes de água doce, atrações musicais – MPB e forró -, parque de diversão para crianças e praça de alimentação. Quem quiser poderá saborear também churrasco de carne de boi na brasa. O evento não tem hora para terminar.
Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, o evento vai ser um sucesso. “Temos produtores que vendem peixes de água doce para supermercados e restaurantes e hotéis famosos da capital do estado. Nossa produção mensal ultrapassa 21 toneladas. Como a produção da tilápia tornou-se uma das principais atividades econômicas da região, vamos incentivar os produtores que queiram entrar nesse ramo”, disse Samuel Maia, que quer promover o setor agrícola baseado na produção familiar.
Além de atrair moradores da cidade, produtores rurais e turistas, o evento pretende mostrar o potencial da região e incentivar ainda mais a criação de peixes de água doce. “A Lei Federal 11.947, de 2009, sobre alimentação escolar, prevê o uso de no mínimo 30% do orçamento da merenda escolar na compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. Além de legumes, frutas e hortaliças, o município poderá comprar parte da produção de peixes, beneficiando o produtor rural e aumentando a qualidade da merenda escolar”, ressaltou Samuel Maia, que pretende, junto com a Secretaria de Cultura e Turismo, incluir a festa no calendário oficial de eventos do município.
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Arte: Joilson Oliveira

Um comentário:

  1. Esta festa vai bomba, vai se o acontecontecimento de Duque de Caxias

    ResponderExcluir