segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Saiu no jornal

Confira matéria publicada hoje pelo jornal "O Dia" citando a operação Tolerância Zero da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias.

Torneio ilegal com aves
Polícia apreende 200 animais silvestres no Rio. Parte deles participava de “rinha” de canto

Cerca de 200 aves silvestres foram apreendidas ontem pela Polícia em vários pontos do estado. Em Vargem Grande, na zona oeste do Rio, pelo menos 30 pessoas foram detidas por policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) quando participavam de um torneio irregular de canto de curiós e trinca-ferros.

Cerca de 30 aves, algumas avaliadas em até R$ 15 mil, foram apreendidas no local. Os detidos foram levados para a DPMA, em São Cristóvão, de onde foram liberados após prestarem depoimentos e assinarem termo de compromisso. Segundo policiais, se ficar comprovado que as aves não estavam registradas no Ibama, todos os criadores serão indiciados pela Lei de Crimes Ambientais.


Aves serão entregues ao Ibama. Nos casos em que não houver registro, donos serão indiciados por crime ambiental
Além de curiós e trinca-ferros, também havia coleiros participando do torneio, que era realizado em centro comunitário, supostamente com apostas em dinheiro. A presidente da entidade disse aos policiais que alugou as dependências aos organizadores do evento. Segundo investigações da DPMA, o torneio era realizado sempre aos domingos, há mais de quatro meses.

Venda em feiras livres

Em São Gonçalo e Duque de Caxias, 12 pessoas foram detidas por policiais do Batalhão Florestal da Polícia Militar (PM), vendendo aves silvestres em feiras livres. Em torno de 130 pássaros foram apreendidos nos dois municípios.

A maior apreensão foi em Caxias – aproximadamente 100 aves. Oito pessoas que vendiam os animais em feira no centro da cidade foram levadas para a 62ª DP (Imbariê). Em São Gonçalo, a apreensão foi em Alcântara. Foram recolhidos 27 pássaros e detidas quatro pessoas. Elas foram levadas à 74ª DP (Alcântara).

Aves apreendidas nas três operações serão entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, em Seropédica. Segundo policiais da DPMA, os bichos com registro (anilha) no órgão serão devolvidos aos donos. Já os irregulares serão apreendidos.

O tráfico de animais selvagens, de acordo com o Ibama, é uma das maiores atividades criminosas do mundo, superada apenas pelos tráficos de drogas e armas. O Brasil é um dos maiores fornecedores de animais selvagens para outras partes do mundo, e o Rio de Janeiro é a principal porta de saída.

Texto: Ricardo Villa Verde/O Dia
Foto: Uanderson Fernandes/O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário