terça-feira, 8 de setembro de 2009

Morador de baixa renda vai aprender a economizar energia

Com apoio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, a Ampla Energia e Serviços leva à Praça do Rosário, em Saracuruna, o projeto “Consciência Ampla sobre Rodas”, que pretende, através de atividades, conscientizar a população de baixa renda sobre o consumo de energia elétrica. As atividades serão realizadas de 28 de setembro a 2 de outubro, e pretendem, também, conscientizar os moradores com relação à preservação da natureza, recursos hídricos e qualidade de vida.
Os alunos indicados pelas escolas da região farão curso de consumo consciente e terão a oportunidade de conhecer, através de uma maquete, o sistema elétrico brasileiro. Também participarão de dinâmica de grupo e atividades recreativas e culturais. Um concurso vai distribuir lâmpadas econômicas e geladeiras para residências e quatro escolas. Serão beneficiadas 120 moradias que receberão seis lâmpadas econômicas cada e quatro escolas que terão trocadas 20 lâmpadas. A Ampla vai entregar ainda quatro refrigeradores com selo do Procel.
Durante a semana serão realizados 16 cursos de consumo consciente para 12 alunos e um curso de agente comunitário para jovens de 18 a 25 anos. O projeto da Ampla tem por objetivo informar, conscientizar e multiplicar o conhecimento no processo de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de criar o hábito de consumo compatível com a renda familiar.
Um dos jovens indicados para o curso de agente comunitário, após avaliação, será escolhido para atuar na localidade durante seis meses recebendo ajuda de custo de R$ 200 por mês. Nesse período, irá acompanhar o consumo diário das 120 residências que foram eficientizadas (receberam lâmpadas econômicas), monitorando as que tiveram aumento de consumo.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário