quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Estudantes de Caxias vão conhecer propriedades curativas de plantas medicinais

Alunos da rede municipal de ensino aprenderão sobre propriedades curativas de plantas medicinais
Os alunos da rede municipal de ensino de Duque de Caxias vão aprender os benefícios das plantas e ervas medicinais e levar o conhecimento para suas comunidades. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias lança no dia 5 de outubro, às 9h, na Escola Municipal Henfil, no bairro Parque Paulista, o projeto Hortas Medicinais nas Escolas Municipais. O primeiro plantio de mudas será feito pelo secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, e pela secretária de Educação, Maria de Lourdes Tavares.
As mudas, de várias espécies, estão sendo cultivadas no Horto Municipal, no Capivari. As aulas sobre as propriedades das ervas medicinais serão ministradas por técnicos do Meio Ambiente e os alunos que desejarem poderão ajudar no plantio dentro da escola e levar posteriormente mudas para suas comunidades.
Samuel Maia disse que os moradores poderão de beneficiar com o tratamento fitoterápico. “Mesmo sendo medicamentos naturais, as plantas e ervas medicinais podem intoxicar e provocar algum malefício. Todas as plantas têm mais de um princípio ativo que pode ser contra-indicado para o usuário. Por isso, a orientação profissional e fundamental para o seu bom uso”, alerta Samuel, que pretende levar o projeto para toda a rede de ensino.
Serão plantadas mudas de atroveran, assa-peixe, camomila, cana-do-brejo, cebola, chapéu-de-couro, erva-cidreira, guaco, jatobá, saião, açaí, acerola, aroeira vermelha, angico-branco e flamboyant, entre outras.
Sândalo

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário