quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Parque Equitativa ganha Área de Proteção Ambiental

Samuel Maia planta muda de árvore

Uma área de 1,5 milhão de metros quadrados, localizada no Parque Equitativa, em Duque de Caxias, vai se transformar em Área de Preservação Ambiental (APA), até o final do ano. A boa notícia foi transmitida nesta segunda-feira, Dia da Árvore, pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, que plantou mudas no local. A minuta do decreto que cria a APA está na Procuradoria-Geral do Município e será enviada ao Prefeito José Camilo Zito (PSDB) para aprovação e sanção.

O Dia da Árvore foi comemorado no município com o plantio de mais de 500 mudas de árvores de diversas espécies como pau-brasil, ipê amarelo, ipê roxo, ipê rosa, pau-ferro, flamboyant, jabuticabeira e pata de vaca. As mudas foram plantadas nos quatro distritos, principalmente em áreas sem cobertura verde e desmatadas, como do Parque Equitativa. Em uma delas, conhecida como “Monte”, o secretário Samuel Maia e técnicos da SMMAA plantaram 13 mudas de pau-brasil, ipê roxo e amarelo.

Samuel Maia disse ainda que a partir de agora, toda obra pública terá plantio de árvores e que o primeiro distrito é a região mais carente de verde. “Estamos elaborando projeto paras arborizar todas as ruas da região e já estamos fazendo o levantamento do número de mudas necessárias”, frisou. Maia acrescentou, ainda, que sua Secretaria fez várias intervenções na área do Parque Equitativa, evitando a invasão de áreas de Mata Atlântica, onde a flora e a fauna é muito rica e alguns animais, como micos, preguiças, tamanduás e uma variedade grande de pássaros correm risco devido à ação do homem.

Duque de Caxias que já tem o Parque Municipal da Taquara, que ocupa uma área de mais de 20 mil hectares, e vai ampliar o Parque da Caixa D’Água, em Jardim Primavera. Samuel Maia pensa também em criar o Parque Municipal de Xerém, outra área de Mata Atlântica, localizada no quarto distrito que faz parte do pulmão do município.


Texto: Nelson Soares/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Paulo Martins/Assessoria de Comunicação PMDC

Um comentário:

  1. Vim morar em Xerém por causa do VERDE e da TRANQUILIDADE. Vejo que está mais do que na hora de ser criado o PARQUE MUNICIPAL DE XERÉM. Espero que a população tenha acesso gratuito seja informada do que está sendo feito.
    "O VERDE AGRADECE"!!!

    ResponderExcluir