segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Alunos de Medicina Veterinária fazem mutirão de vacinação em assentamento sem terra


Secretário Samuel Maia é recebido pelos trabalhadores rurais do assentamento Terra Prometida
Alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) participaram nesta sexta-feira de um mutirão de vacinação contra raiva de equinos e bovinos na localidade de Piranema, no bairro Amapá, onde fica o assentamento Terra Prometida, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ao todo, foram vacinados 76 animais em três lotes diferentes, sendo 19 equinos e 57 bovinos. A iniciativa de levar os estudantes à zona rural do Município foi apoiada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento.

Alunos caminham até local de vacinação

Professor mostra a alunos como vacinar o animal corretamente


Alunos recebem instruções do professor

Os universitários foram bem recebidos pelos agricultores. Segundo o coordenador do assentamento, Vanderlei Francisco Ramos, conhecido como Cruz, ações como essa ajudam a desenvolver a comunidade. “Mas o mais importante é que eles não tivessem vindo aqui, nós é que teríamos que arcar com as vacinas”, diz. Cruz conta que espera que a parceria entre o assentamento, a Unigranrio e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento continue por bastante tempo.

Ao receber os estudantes no assentamento, o secretário Samuel Maia disse que “o que puder ser feito para ajudar o homem do campo, seja através do Poder Público ou de atividades coletivas será bem-vindo”. “O nosso homem do campo precisa desses profissionais, já que toda a nossa alimentação vem da agricultura”, acrescentou.

Esta não é a primeira ação da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento no assentamento. Desde julho, um trator da Prefeitura trabalha arando a terra dos lotes dos assentados e preparando o solo para o plantio, ação que tem beneficiado as 49 famílias da Terra Prometida.
Terra arada com trator da Prefeitura
Terra gradeada pronta para o plantio
Texto e fotos: Willy Rangel

Um comentário:

  1. quria saber se vai ter mutirão de veterinario aq em TRES RIOS-RJ, ok.

    ResponderExcluir