quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Governos federal, estadual e municipal unidos contra crimes ambientais em Duque de Caxias

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) estão unidos para punir com mais rigor os responsáveis por crimes ambientais no município. Nesta quarta-feira, no Ciclo de Palestras “A Política Nacional do Meio Ambiente e a Gestão Ambiental Municipal”, no Teatro Raul Cortez, foi fortalecida a parceria entre os órgãos.
O trabalho em conjunto já puniu desmatadores, invasores de terras em áreas de preservação ambiental e vendedores de aves e animais em extinção. Ficou acertado para o dia 28 de setembro, às 10h, no gabinete do prefeito José Camilo Zito (PSDB) um encontro com todos os órgãos envolvidos nas ações. Cada um vai apresentar um balanço do que foi feito ao longo do ano.

Do ciclo de palestras participaram o superintendente do Ibama no estado do Rio de Janeiro, Adilson Gil, a titular da DPMA, delegada Juliana Amorim, o secretário Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento do município, Samuel Maia, secretários de Meio Ambiente da Região Metropolitana, técnicos e analistas ambientais do Ibama.


Adilson Gil disse que o meio ambiente precisa de ações rápidas e efetivas

Os técnicos do órgão federal falaram sobre o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), atuação local e licenciamento ambiental. Também destacaram as unidades de conservação, a restauração da Mata Atlântica e a gestão de animais silvestres, além de educação ambiental. As palestras foram ministradas por técnicos do Ibama.

A delegada Juliana Amorim disse que as operações contra crimes ambientais vão continuar em toda a Baixada Fluminense e que a colaboração do município é fundamental para as ações de repressão ao tráfico de animais em extinção e outros crimes ambientais que ocorrem na região. Ela declarou que este ano, a DPMA já fez mais de 30 registros de ocorrências e 350 apreensões de várias espécies e que a metade foi em Duque de Caxias.

Delegada Juliana Amorim disse que é importante a integração dos órgãos para a aplicação da lei penal

“Nosso trabalho abrange todo o estado, e é importante a integração dos órgãos para aplicação da lei penal. Essas ações são necessárias para que se amplie o conhecimento e possamos dar uma resposta à sociedade”, declarou a delegada Juliana Amorim.

Adilson Gil disse que o Ibama tem a obrigação de esclarecer todas as dúvidas e promover ações para coibir abusos e que o encontro realizado no Teatro Raul Cortez era importante. “Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, realizamos o segundo encontro em Duque de Caxias, o primeiro foi em Barra Mansa, para esclarecer dúvidas e falar sobre nosso trabalho, ações e concessões de licenças ambientais”, disse o superintendente, avisando que o terceiro ciclo de palestras será realizado até o final do ano na Região dos Lagos.

Samuel Maia, Juliana Amorim, João Santana e Adilson Gil reafirmam a parceria

O secretário Samuel Maia falou da importância do encontro e disse que o município está de braços abertos para eventos que ajudem nas propostas do governo, como a de acabar com os abusos que foram cometidos durante anos. Lembrou que encontrou áreas com supressão de vegetação, aterros irregulares e licenças ambientais concedidas sem as devidas precauções e exigências.
“Estamos promovendo um choque de ordem na questão ambiental em Duque de Caxias, município que hoje tem presença de destaque no contexto nacional. Iniciamos o combate ao comércio ilegal de aves e animais. Hoje contamos com o apoio do Ibama e da delegada Juliana Amorim, que atende todos os nossos pedidos de ajuda. O fim desse comércio foi determinado pelo prefeito José Camilo Zito, através da portaria 1.314 deste ano”, disse Samuel Maia, que falou também de projetos para o próximo ano, como a coleta seletiva nos órgãos municipais e o de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, em parceria com a Secretaria de Educação.

As palestras foram proferidas pelos analistas ambientais do Ibama Roberto Huet, Leonardo Rocha, Luiz Fernando Moraes, Sultane Mussi, e pelo próprio superintendente Adilson Gil. Entre os presentes, o secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid, o subsecretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, João Santana, representantes do Batalhão Florestal da Polícia Militar, da Guarda Florestal municipal, engenheiros e técnicos ambientais da região.



Fernando Cid, de Nova Iguaçu, fala na abertura do ciclo de palestras

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário