A Conferência, que teve como tema Agricultura Familiar e Sustentabilidade, contou com a participação de autoridades ligadas a área. A solenidade de abertura teve a presença do subsecretário estadual de Agricultura, Cristóvão Spalla; do secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio); e de dezenas de produtores rurais que fizeram questão de participar da Conferência e destacaram a importância do encontro, que iria apresentar propostas visando ao desenvolvimento da área rural.
Na solenidade de abertura da Conferência, foi assinada uma parceria entre a SMMAAA e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia visando à capacitação de trabalhadores rurais em técnicas agrícolas. Foram oferecidas 33 vagas para moradores com mais de 16 anos que terão direito, durante o curso, a auxílio-transporte, lanche, uniforme e material didático. O curso de qualificação tem apoio do Ministério do Trabalho, começa em outubro e terá a duração de dois meses e meio. “Além de técnicas agrícolas e de pecuária, os moradores da área rural vão ter noções de cooperativismo e da lei que determina a compra pelo município da produção da agricultura familiar para merenda escolar”, destacou o secretário municipal de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia, Jorge Cezar de Abreu.
Para o secretário Samuel Maia, o município avançou muito com a Conferência. Os pequenos produtores puderam discutir assuntos importantes como agricultura familiar e sustentabilidade, incentivos agrícolas, assistência técnica, patrulha mecanizada para melhorar as estradas de escoamento da produção, crédito rural, compra de gêneros alimentícios para merenda escolar, inspeção sanitária de produtos de origem animal e emissão de DAPS (Declaração de Aptidão ao Pronaf). As mulheres, segundo ele, tiveram destaque nas propostas voltadas para cidadania rural com educação, lazer, saúde e ação social.
Wanderley de Almeida, do Ministério da Agricultura,
fala sobre serviço de inspeção de produtos de origem animal
José Erivaldo, do Escritório Local da Emater-Rio em Duque de Caxias,
expõe sobre assistência técnica e emissão de DAPs no município
Pequenos agricultores participaram ativamente da Conferência
Entre os palestrantes convidados estavam o chefe do Escritório Local da Emater-Rio em Duque de Caxias, Carlos Pedro Toledo Félix, que falou sobre incentivos agrícolas; o gerente do Banco do Brasil Ivan Morch abordou o crédito rural; e o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Max Ribas, falou sobre os desafios de se implementar a Lei Federal 11.947, de alimentação escolar. Além desses órgãos oficiais, a Conferência contou com a participação da sociedade civil com as seguintes entidades: A Vida Azul, Trama Ecológica, Associação dos Produtores Rurais Terra Prometida (APRTP), Movimento Ambientalista Brasileiro (MAB), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa Agrícola Mista (COOPERDUC) e de Piscicultura e Agricultura (COOPEBIO), Associação Rural do Capivari (ARC), Associação Pró-Melhoramentos do Bairro Amapá (AMPA), Centro de Defesa da Vida (CDVida), entre outras que atuaram como observadoras.
Público ouviu atentamente as palestras
Em vídeo, Samuel Maia falou sobre a importância da reativação do COMPADER
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação
Fotos: Willy Rangel
Nenhum comentário:
Postar um comentário