segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Secretário ouve agricultores e depois recebe homenagem

Samuel Maia (à direita) ouve reivindicações dos produtores rurais do Tabuleiro

Moradores da comunidade do Tabuleiro e membros da Associação Comunitária Rural da Fazenda Cachoeira (Acofarc), em Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias, se reuniram nesta sexta-feira com membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA). Na ocasião, durante reunião especial que também discutiu problemas da região, produtores rurais homenagearam o secretário Samuel Maia e toda equipe pelo trabalho desenvolvido que busca o desenvolvimento sustentável dos que vivem da agricultura familiar.
Entre os membros da Acofarc, o produtor de coco e eucalipto Carlos Alberto, o Beto, destacou o trabalho dos técnicos do órgão, entre eles a médica veterinária Renata Briata e a engenheira agrônoma Marcela Monteiro. Elogiou ainda os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), como o agrônomo José Erivaldo.

José Erivaldo (à esquerda), da Emater-Rio e produtor rural
ouvem as explicações de Samuel Maia
O secretário Samuel Maia, depois de ouvir todas as reivindicações, conclamou os moradores a participarem da 2ª Conferência Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural, que será realizada nos dias 27 e 28 de setembro na Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), em Xerém. “É importante a participação de todos que dependem da terra. A presença de representantes da sociedade civil na Conferência, a segunda em mais de dez anos, servirá para que sejam traçadas metas visando ao desenvolvimento sustentável da região”, disse o secretário.
Também foi discutida na reunião a criação do distrito rural e a melhoria das estradas vicinais. O trabalho deve começar nos próximos dias e contará com uma patrulha mecanizada da Secretaria Estadual de Agricultura, que terá apoio de máquinas da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, conforme garantiu o administrador do quarto distrito Hélio José Pereira, o Helinho de Xerém.
Após a reunião, foi oferecido um almoço aos convidados e moradores. O prato principal foi aipim (frito e cozido) produzido na região, frango caipira e hortaliças cultivadas pelos anfitriões.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Renata Briata/SMMAAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário