terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conferência agrícola municipal supera expectativa em Xerém

Da esquerda para a direita:
Jorge Cezar, Samuel Maia e Aldair Alves, da SMMAAA

Superando todas as expectativas, a abertura da 2ª Conferência Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural de Duque de Caxias reuniu segunda-feira, em Xerém, mais de 100 autoridades e trabalhadores rurais, além de representantes de entidades ligadas ao homem do campo. O encontro foi aberto pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia. Entre os presentes estavam o subsecretário estadual de Agricultura, Cristóvão Spalla, que destacou a importância da Conferência, aberta com um culto ecumênico ministrado pelo pastor Alcebíades, agricultor do assentamento Terra Prometida.
A primeira Conferência foi realizada há mais de 10 anos. Para os organizadores desta segunda edição – que se encerra nesta terça-feira – o encontro está conseguindo sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação a fim de enfrentar os problemas existentes na área rural do município, além de indicar prioridades de atuação do governo. Todos elogiaram o trabalho que está sendo desenvolvido pelo governo na região rural e o trabalho do secretário Samuel Maia e de sua equipe.



Cristóvão Spalla, subsecretário estadual de Agricultura,
destacou a importância da Conferência

Durante o evento foi assinada uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia, visando à capacitação de trabalhadores rurais em técnicas agrícolas. Foram oferecidas 33 vagas para moradores com mais de 16 anos que terão direito durante o curso a auxílio-transporte, lanche, uniforme e material didático. O curso de qualificação tem apoio do Ministério do Trabalho, começa em outubro e terá a duração de dois meses e meio. “Além de técnicas agrícolas e de pecuária, os moradores da área rural vão ter noções de cooperativismo e da lei que determina a compra pelo município da produção da agricultura familiar para merenda escolar”, destacou o secretário de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia, Jorge Cezar de Abreu.
O encontro, que tem o tema “Agricultura Familiar e Sustentabilidade”, debate incentivos agrícolas, desafios para implementação da Lei Federal 11.947/09 (alimentação escolar), ações e perspectivas para cidadania rural, políticas públicas de agricultura e desenvolvimento rural, Fundo Municipal de Agricultura, criação do distrito rural, entre outros temas. Um dos destaques está no debate sobre inspeção sanitária de produtores de origem animal e emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). Como delegados, participaram representantes do poder público, de sindicatos dos trabalhadores e produtores rurais e de associações rurais. Eles irão eleger os membros do Conselho Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural (COMPADER) entre os representantes do poder público e da sociedade civil presentes no evento.
A conferência está sendo realizada na Associação de Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), em Xerém. Além de representantes do governo municipal e do estado, estão presentes na conferência representantes da Emater-Rio, A Vida Azul, Associação dos Produtores Rurais Terra Prometida, Movimento Ambiental Brasileiro (MAB), Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Capivari, cooperativas Agrícola Mista (COOPERDUC) e de Piscicultura e Agricultura (COOPEBIO), Associação Rural do Capivari e de outros segmentos da sociedade civil.


Estiveram presentes mais de 100 pessoas entre autoridades e trabalhadores rurais

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário