quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Duque de Caxias discute desafios e metas para o campo

Samuel Maia (à direita) e produtores rurais acertam detalhes da
Conferência de Agricultura

Com o tema Agricultura Familiar e Sustentabilidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) promove nos dias 27 e 28 de setembro, a 2ª Conferência Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural. O encontro pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na área rural do município e indicar prioridades de atuação do governo. A primeira foi realizada há mais de 10 anos.
Os participantes também vão eleger os membros do Conselho Municipal de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural (COMPADER), formado por 18 representantes da sociedade civil e do governo, e presidido pelo secretário Samuel Maia. A conferência será na sede da Associação de Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), na Alameda Santa Alice, 310, em Xerém. O evento será aberto na segunda-feira, a partir das 16h, e na terça, às 8h.
A Conferência contará com a participação de 100 delegados inscritos por entidades rurais, pelas Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e de Habitação, Emater/Rio, Ong Vida Azul, Associação dos produtores Rurais Terra Prometida, Movimento Ambiental Brasileiro (MAB), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, as cooperativas Agrícola Mista (COOPERDUC) e de Piscicultura e Agricultura (COOPEBIO) e Associação Rural do Capivari, que compõem a comissão coordenadora.
O grupo se reuniu nesta terça-feira no Núcleo de Agricultura e Abastecimento, em Xerém, para acertar os últimos detalhes da Conferência. O secretário Samuel Maia anunciou na ocasião a reforma geral do prédio, que terá sala para reunião dos conselheiros e produtores rurais, convidados também para acompanhar as obras.
Serão discutidos ainda incentivos agrícolas, desafios para implementação da Lei Federal 11.947/09 (da alimentação escolar), ações e perspectivas para cidadania rural, políticas públicas de agricultura e desenvolvimento rural, Fundo Municipal de Agricultura, crédito rural e criação do distrito rural, entre outros temas.
Entre os palestrantes, figuram representantes da Emater-Rio, do Banco do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, das secretarias municipal de Obras e Urbanismo, Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, e Educação; do Ministério da Agricultura. O secretário Samuel Maia falará sobre políticas públicas de agricultura e desenvolvimento rural, Fundo Municipal de Agricultura e criação do distrito rural.


Conferência de Agricultura começa na próxima semana, em Xerém

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Foto: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário