terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas

Samuel Maia (em pé) e membros do COMDEMA plantam uma muda no dia da Árvore

O Dia da Árvore foi comemorado nesta terça-feira em Duque de Caxias com o plantio de 700 mudas de espécies nativas em várias regiões do segundo e terceiro distritos. As 200 primeiras foram plantadas ontem no Parque Natural Municipal da Taquara. A ação foi liderada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, e contou com a participação de técnicos do órgão e representantes de ONGs e movimentos com representantes no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).
A data, segundo Samuel Maia, celebra também a chegada da primavera, período em que a natureza parece recuperar a vida das árvores adormecidas pelos dias de inverno. O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo em datas diferentes. No Brasil, o dia foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores na chegada da primavera, quando as tribos preparavam o solo para o plantio. “Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que as queimadas são responsáveis por mais de 75% da emissão de gás carbônico no Brasil, que está entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa na atmosfera. O CO2 é um dos gases que geram o efeito estufa e alterações climáticas no planeta”, ressalta Maia.

Samuel Maia: criação da Reserva Biológica do Parque Eqüitativa

Na localidade conhecida como Morro do Calengue, em Xerém, foram plantadas mudas de pau-brasil (Caesalpinia echinata) e ipê (gênero Tabebuia), entre outras espécies. Com o secretário estavam Ana Paula Correia, do grupo CDVida; Hilton Santos, da ONG A Vida Azul; e Marcelo Aranda, da Care Brasil, todos membros do COMDEMA. Eles fazem parte do movimento que luta para transformar a área de cerca de 500 mil metros quadrados em unidade de conservação.
Ainda em Xerém, o grupo plantou mudas em uma área onde funcionava uma pedreira. No local encontraram praticantes de rapel, que elogiaram a iniciativa do órgão. Os movimentos ambientais elaboram projeto para tentar transformar toda região da pedreira em área de preservação. No local são encontrados o sapo-pulga (Brachycephalus didactylus), o menor do mundo, ninhos de gaviões e o pássaro tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), entre outras aves, além de sagüis e macaco bugio. Eles querem usar a região para atividades ambientais e esportivas e manter preservação de toda área, um dos refúgios da vida silvestre em Duque de Caxias. Foram plantadas ainda mudas na Reserva Biológica Municipal do Parque Eqüitativa e no Morro da Caixa d’Água, entre outros locais.
Samuel Maia lembrou que para assegurar a preservação do equilíbrio natural da diversidade biológica, dos processos ecológicos naturais e do remanescente de Mata Atlântica no terceiro distrito, o prefeito José Camilo Zito criou em dezembro de 2009 a Reserva Biológica Municipal do Parque Eqüitativa. A região será administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA), responsável pelo levantamento da situação real da estação ecológica. No local será construído um posto de controle de visitantes que terão dias e horários estabelecidos para visitar o parque. “Nossos fiscais vão controlar também as áreas particulares do entorno. O monitoramento da região será feito por biólogos e a fiscalização por agentes da Guarda Florestal municipal", frisa Samuel Maia.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário