terça-feira, 25 de maio de 2010

Saiu no jornal

Xerém aprende a plantar
Projeto Horas Comunitárias ensina moradores de Duque de Caxias a cultivar legumes e verduras



Técnicos orientam o plantio de verduras e legumes mais saudáveis


Moradores do bairro Vila Nossa Senhora das Graças, em Xerém, Duque de Caxias, agora têm a oportunidade de aliar o útil ao agradável. Através do projeto Horas Comunitárias, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), eles estão recebendo orientação para o plantio de verduras e legumas sem agrotóxicos. Assim, podem ter alimentação mais saudável e ganhar dinheiro com a venda dos produtos excedentes.
A atividade é realizada em área de mil metros quadrados, cedida pela Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras. Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e da Emater serão reponsáveis pela capacitação dos interessados em participar da iniciativa.
“Queremos estimular a criação de hortas domésticas entre famílias da região”, disse o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia. O terreno já está sendo adubado e no mês que vem serão plantadas as primeiras sementes.
Nancy Lopes, uma das integrantes do projeto, aprova a iniciativa. “Gosto muito de mexer com a terra para plantar. E participar de um projeto como desses é gratificante”, disse.
Interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, na Rua Dona Tereza, s/nº, bairro Jardim Primavera, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h. Quem quiser participar pode conseguir outras informações pelo telefone (21) 2671-6243 ou ir diretamente à Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, na Rua Amazonas, 39, Vila Nossa Senhora das Graças, e procurar a irmã Nivalda.

Outras áreas devem ser beneficiadas
Em breve, o objetivo da Prefeitura de Duque de Caxias é expandir o projeto Hortas Comunitárias para outras comunidades do município. Carlos Pedro, técnico agrícola da Emater-Rio, destacou os benefícios que podem ser levados.
“A área estava sem função produtiva há muitos anos. A partir deste projeto, os moradores poderão ter alimentos de boa qualidade e saudáveis. É mais fácil produzir do que comprar”, ressaltou o técnico, que pretende mostrar o local para estudantes e criar núcleos de aprendizado.

Texto: caderno "Baixada", jornal "O Dia", 23.05.2010, p. 4
Foto: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário