quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conferência discute meio ambiente em Duque de Caxias

Secretário Samuel Maia abriu a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

Com o tema “Mudanças climáticas – Vamos cuidar do Município de Duque de Caxias com responsabilidade social”, está sendo realizada na Fundação Educacional Duque de Caxias (Feuduc), a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, para discutir com a sociedade civil organizada e autoridades o que poderá ser feito para diminuir impactos prejudiciais. O evento foi aberto nesta quarta-feira, 26 de maio, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, que destacou o interesse dos participantes no assunto.
Na sexta-feira, serão eleitos os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e os delegados que participarão da conferência estadual.
Hoje foram abordados em palestras os subtemas: “Mudanças climáticas e educação ambiental”, “Mudanças climáticas e arborização urbana e rural em áreas municipais, estaduais e federais protegidas”, “Mudanças climáticas e controle das atividades poluentes e riscos industriais”, “Mudanças climáticas e recursos hídricos e saneamento”, “Mudanças climáticas e saúde ambiental e qualidade do ar” e “Mudanças climáticas e gestão dos resíduos sólidos, líquidos (coleta seletiva e aterro sanitário)”, defendidos, respectivamente, pela professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Lúcia Helena da Silva; Cristina Borges, da Ecomarapendi; Marcelo Aranda Stortti, da Care Brasil; Roosevelt Fidelis de Souza, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e Wanderson Beiral Alves, da Secretaria Municipal de Saúde. À tarde, foram criados grupos temáticos.
Além de representantes do poder público, a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente contou com a participação de representantes do Comdema, da Unigranrio, Care Brasil, UEDC, Sindicato dos Produtores Rurais de Xerém, Associação de Moradores de Xerém, Conselho da APA São Bento, Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM) e as entidades Trama Ecológica, CDVida, Ecocidade, A Vida Azul, Exobras, Pastoral e Associação Paulo VI (Aspas)
da Igreja Católica, entre outros segmentos da sociedade civil organizada.
Samuel Maia disse que a Conferência faz parte do processo de sensibilização da população sobre o meio ambiente e espera a apresentação de boas propostas. “Que consigamos conquistar mentes e corações para despertar as pessoas sobre o perigo iminente de sermos destruídos pelas circunstâncias”, destacou Samuel Maia, que também falou da preocupação do prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, na preservação ambiental.
“Com a união de todos os segmentos da sociedade mostraremos que estamos conquistando corações para nossa causa. O tema ambiental faz parte da agenda de sobrevivência da raça humana. E sem esse apoio, nenhum governo vai solucionar o problema que se agrava a cada dia”, enfatizou o secretário.
Durante a solenidade de abertura, os organizadores homenagearam os alunos da Escola Estadual Guadalajara, do bairro Olavo Bilac, vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia, entre elas a estudante Ana Luiza Santos Martins, de 22 anos, primeira colocada e que ganhou viagem para os Estados Unidos e convite para conhecer a Nasa (agência espacial americana). Da mesma escola, entre os classificados foram homenageados os alunos Franciele Vieira dos Santos e Anderson da Silva Alves que estavam acompanhados da professora Helenita Bezerra.

Representantes do poder público e da sociedade civil marcaram presença

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário