quinta-feira, 27 de maio de 2010

Duque de Caxias tem serviço pioneiro de retirada de colmeias

A fumaça é usada para espantar as abelhas da colmeia

Conhecidas há milhares de anos, as abelhas são insetos que vivem em sociedade. Elas ajudam na agricultura espalhando o pólen das flores. Produzem mel, geleia real, cera e própolis. Disciplinadas, vivem em ambiente organizado, e em cada colmeia existem cerca de 80 mil abelhas. Cada colônia costuma ter uma única rainha e cerca de 400 zangões. Às vezes, as abelhas costumam construir colônias fora do habitat natural, como árvores, forros de casas e comércio e locais escuros dentro ou fora de construções. Em Duque de Caxias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) mantém um serviço pioneiro atendendo a população desde 1998. Este ano, já foram feitos mais de 100 atendimentos.

O mais recente foi realizado no bairro Jardim Leal, onde milhares de abelhas africanizadas construíram uma colmeia entre a laje e o forro de madeira de uma loja na avenida Pedro Lessa. Para o local, foram enviados os apicultores Wilson Bernardo Ferreira e João Dimas Souza, o Macarrão, acostumados a esse trabalho e cansados de levar ferroadas.



As abelhas ajudam na agricultura, produzem mel, geleia real e cera

No local, o primeiro passo dos especialistas foi isolar a área e localizar a colmeia. Com caixas (ninhos) montadas, eles trabalharam na retirada da colmeia transferindo os favos para os ninhos. Após duas horas, os profissionais, que mesmo com roupa adequada receberam várias picadas, terminaram o serviço. A caixa ficará no local nos próximos dias para que as abelhas se acostumem com a nova casa. Em seguida, o ninho será levado para uma das áreas controladas pelo órgão, no bairro São Bento ou no Parque Natural Municipal da Caixa d’Água, em Jardim Primavera.

A SMMAAA alerta sobre os perigos de uma picada de abelha, que pode ocasionar sérios problemas se a pessoa for alérgica. “Se uma colmeia for localizada, o morador deve entrar em contato com a SMMAAA, na Alameda James Franco, 3, Jardim Primavera, ou pelos telefones 2773-6243 e 9191-9595 (inclusive fins de semana e feriados). Nunca tente retirar ou destruir a colmeia. Os mesmos cuidados servem para casas de marimbondo”, alerta o secretário Samuel Maia.
A colmeia é retirada transferindo os favos para caixas

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário