terça-feira, 4 de maio de 2010

Começa vacinação contra febre aftosa em Duque de Caxias

Campanha pretende imunizar 100% do gado bovino de Duque de Caxias


Teve início nesta segunda-feira, 3 de maio, a primeira etapa de vacinação do gado bovino de Duque de Caxias contra febre aftosa. Durante todo o mês de maio, uma equipe de vacinadores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) percorrerá todo o município imunizando o gado contra a doença.
Em novembro de 2009, Duque de Caxias vacinou mais de 9 mil cabeças contra febre aftosa, imunizando 100% do gado do município, o que foi confirmado pela Secretaria Estadual de Agricultura.
A vacinação contra febre aftosa acontece sempre em duas etapas, e a segunda fase está prevista para novembro. Quem tiver dúvidas sobre como ter seu rebanho bovino vacinado pode ir pessoalmente ao Núcleo de Agricultura e Abastecimento, em Xerém, na Praça Engenheiro Leão de Moura, 4, ou ligar para (21) 2679-4292.
A febre aftosa é altamente contagiosa e ataca principalmente bovinos. No âmbito local, a doença reduz o lucro dos fazendeiros. Por isso, o controle da aftosa é extremamente importante e obrigatório, pois o surgimento de um único foco da doença pode prejudicar a imagem do Brasil no exterior, uma vez que o país é um grande exportador de carne bovina.

Texto: Willy Rangel
Foto: arquivo/03.11.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário