segunda-feira, 3 de maio de 2010

Leia entrevista de Samuel Maia à "Folha de Xerém"

Confira entrevista do secretário Samuel Maia concedida ao jornal “Folha de Xerém” (Ano XX, nº 94, abril de 2010).

Maio é o mês da Conferência Municipal do Meio Ambiente de Duque de Caxias
Está marcada para acontecer entre os dias 26 e 28 de maio a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Duque de Caxias. Para falar sobre esse e outros temas voltados para a questão ambiental em nosso município, a “Folha de Xerém” conversou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia.
  • Secretário Samuel Maia, fale-nos sobre a Conferência Municipal do Meio Ambiente, marcada para maio.
A nossa Secretaria juntamente com as demais secretarias de governo e a sociedade civil organizada formaram uma comissão que vem se reunindo desde dezembro de 2009 programando essa conferência, que tem como tema principal a mudança climática e a responsabilidade da população e do governo. Essa comissão organizadora é formada por sociedade civil e governo, preparando essa conferência, que esperamos que seja a mais participativa e transparente possível, com a presença de todas as organizações do município que estejam realmente interessadas em debater propostas e projetos. É importante que se tenha em mente que a questão ambiental é suprapartidária, supragovernamental, faz parte da vida de cada um de nós; todos são responsáveis.
  • Essa é a primeira conferência na sua administração. Há setores questionando esse processo de administração. Há setores questionando esse processo de convocação e a formação do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
O que acontece é que para que eu represente determinado setor da sociedade organizada é importante que esse setor me reconheça como representante dele. Acontece que alguns segmentos que não buscaram na sociedade a sua representação, mas que têm uma representação cartorial, hoje se manifestam. Nós queremos reunir toda a sociedade viva de Duque de Caxias e pessoas que representem essas organizações, que estejam realmente mobilizadas, que se dediquem a uma causa em comum. Para dar oportunidade de participação de todos, estamos nos reunindo na Secretaria de Meio Ambiente chamando todos os setores. Publicamos uma portaria em 2009 e mandamos ofícios a todas as instituições de nosso conhecimento. Temos várias organizações participando desse processo. As pessoas têm que ir para esse espaço de conflito, de debate, de disputa, para defender suas teses. Quem tiver capacidade de convencimento vai colocar suas teses na pauta da política ambiental da cidade. A nossa intenção é de dar a maior divulgação a essa Conferência na imprensa, e em nosso blog estaremos abrindo para as inscrições e para o debate preparatório. Esperamos que esses que se negam hoje a participar, que venham e coloquem suas posições no debate público.

“A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e outros serviços da Prefeitura vão se estabelecer em Xerém, no espaço onde seria uma rodoviária.”

  • Como a população pode participar dessa Conferência? Tem indicação ou votação ou é aberta ao público em geral?

Aqueles que querem participar como conselheiros, ou seja, serem votados para o novo Conselho Municipal de Meio Ambiente, que será eleito no último dia da Conferência, terão que ser legitimados pelas organizações que representam, com reunião ou assembleia, onde será indicado por sua organização, legitimando a sua representatividade junto à Conferência. O conjunto da sociedade civil poderá participar como observadora, com voz nos debates, mas sem ter o direito a voto e nem a ser votada. O Conselho a ser eleito é paritário, com a participação de dez membros da sociedade civil e dez do governo municipal. Esse Conselho terá mandato de dois anos. O tema principal da Conferência será a mudança climática. Nós vamos discutir a qualidade ambiental de Duque de Caxias e políticas públicas, para isso queremos poder contar com a participação de todos.

  • No último Seminário de Meio Ambiente de Xerém, debatemos a criação do Parque Municipal de Xerém. Como está esse processo?
Essa Conferência tem também essa importância de avançarmos nessa discussão, da criação de um parque ou reserva em Xerém. Primeiro que a Secretaria de Meio Ambiente vai vir para Xerém. A sua estrutura toda vai ser localizada aqui, no prédio onde seria um rodoviária (ponto final de Xerém). Ali vão ser instaladas algumas secretarias e seus serviços, uma escola técnica, e nós do Meio Ambiente também estaremos lá. Essa vinda da Secretaria para Xerém mostra o interesse do governo municipal em marcar presença aqui em Xerém e o seu interesse pela questão ambiental local. A partir daí, junto com o Conselho Municipal a ser eleito, esses encaminhamentos para vermos qual a melhor estrutura para Xerém, um parque ou uma reserva, vão sofrer avanços, com certeza. Eu queria terminar lembramos que estamos à disposição da comunidade, que pode entrar em contato através do nosso blog, caxiasmaisverde.blogspot.com, pelo telefone da Secretaria, 2773-6243, ou pelo meu telefone celular pessoal, 9191-9595. Podem entrar em contato para tirar dúvidas ou mesmo fazer algum questionamento ou proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário