quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lixo tóxico é despejado em rua de Duque de Caxias


Técnico usa roupa especial para evitar contaminação

Atendendo à denúncia de moradores do bairro Figueira, em Duque de Caxias, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento localizaram nesta terça-feira um galão com 200 litros de onde vazava um líquido com cheiro muito forte e que foi jogado por ocupantes de um veículo não identificado durante a madrugada em um terreno da Rua Dois.
Ao local, foi enviada uma equipe do Grupo de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), de Campos Elíseos, que isolou a área. Em seguida, o local foi preservado por guardas municipais florestais enquanto o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, chamava uma equipe de Operações com Emergências Ambientais da Secretaria Estadual de Ambiente. Vistoriando o local com equipamento de proteção, o analista ambiental Carlos Alberto Strauch descobriu que o galão pertencia à empresa de petróleo Ipiranga, mas não conseguiu identificar o produto.



Samuel Maia (à direita) no local da ocorrência

Chamado pelas autoridades, o coordenador do núcleo de Duque de Caxias da empresa, Henrique Menezes, constatou o fato e solicitou a retirada do produto do local e a limpeza da área. Ele disse que o galão era da empresa, mas o produto ali condicionado não era produzido pela Ipiranga. Mesmo assim, Henrique Menezes acrescentou que vai solicitar o exame do produto para tentar descobrir o fabricante. O resultado será encaminhado posteriormente aos órgãos estadual e municipal de Meio Ambiente.
Ao secretário Samuel Maia, moradores disseram que, pela manhã, o cheiro da substância era muito forte e provocava irritação nos olhos, falta de ar e náusea. A situação só melhorou quando o galão foi colocado em pé e o vazamento contido pelos agentes do GOPP. Samuel pediu que os moradores sempre denunciassem qualquer tipo de irregularidade na região envolvendo o meio ambiente, colocando à disposição o e-mail ouvidoria.meioambiente@duquedecaxias.rj.gov.br e o telefone (21) 2773-6204.


Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário