quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Projeto prevê sequestro de carbono em Duque de Caxias

Secretário Samuel Maia



Parte do que for arrecadado em dinheiro com a venda de cerca de 30 mil latinhas de alumínio será convertida em mudas de árvores que serão plantadas por catadores no bairro São Bento, em Duque de Caxias. A iniciativa para o sequestro de carbono, pioneira na cidade, foi da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. O órgão fechou parceria com o moto clube “Toca do Rato”, que fará festa para comemorar três anos de fundação neste final de semana e a Associação de Catadores do bairro Jardim Gramacho.


As comemorações acontecem no sábado, 3 de outubro, e no domingo, 4 de outubro, a partir do meio-dia com várias atrações musicais e churrasco. “No local da festa, uma equipe da Secretaria estará distribuindo material informativo sobre a questão do lixo e da preservação do meio ambiente, enquanto os catadores cooperativados estarão recolhendo as latinhas de alumínio descartadas pelos convidados. Pelo acordo, parte do dinheiro arrecadado com venda do material para reciclagem será usado na compra de mudas de árvores que serão plantadas na região pelos beneficiados”, disse o secretário Samuel Maia.

Sequestro de carbono é a absorção de grandes quantidades de gás carbônico presentes na atmosfera, e esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver nada menos do que 150 a 200 toneladas de carbono. O plantio de árvores é uma das prioridades para a diminuição de poluentes na atmosfera.

“O conceito de sequestro de carbono foi consagrado pela Conferência de Kyoto (Japão), em 1997, com a finalidade de conter e reverter o acúmulo de CO2 na atmosfera para diminuir o efeito estufa. A conservação de estoques de carbono nos solos, florestas e outros tipos de vegetação, a preservação de florestas nativas, a implantação de florestas e sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas afetadas são algumas ações que contribuem para a diminuição da concentração do CO2 na atmosfera”, explica o secretário.



Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário