sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Saiu no jornal

Confira matéria publicada no jornal "O Dia" em 6 de setembro de 2009.

Faça seu lixo gerar renda
Projeto da ONG Doe Seu Lixo está ao alcance de qualquer um. Basta fazer cadastro para ter material reaproveitável retirado de casa. Resíduos garantem subsistência de muitos

O lixo caseiro que vai para a caçamba da coleta pública – em geral sem o menor critério de seleção –, após separação adequada, pode se transformar em matéria-prima e gerar trabalho e renda para famílias com poucos recursos. A ONG Doe Seu Lixo tornou a proposta realidade há seis anos. More em casa ou apartamento, qualquer um que vive no Rio pode se cadastrar para ter resíduos recicláveis retirados e vê-los ganhar valor.

De catador a agente: garrafas pet viram renda nas mãos certas (Foto: André Luiz Mello/O Dia)


A Doe Seu Lixo surgiu da preocupação da atriz Isabel Fillardis com o meio ambiente e a população de rua. Apoiada pelo marido, Julio Cesar Santos, secretário-geral da ONG, ela começou a bater à porta de empresas para obter doadores e colaboradores. “O primeiro objetivo era gerar emprego e renda, o segundo, dar destinação adequada aos resíduos. A Isabel saiu a campo para abrir portas e, desde então, o porjeto já tirou 650 pessoas da rua, que foram transformadas em agentes ambientais”, orgulha-se Julio Cesar.

Com a conquista de parceiros de peso, como a Coca-Cola Brasil e o Banco Itaú, o ONG profissionalizou-se, expandiu-se e ganhou status de programa de qualificação. “Passamos a ser procurados não mais apenas por catadores de rua, mas também por chefes de família desempregados, por exemplo. Pessoas que simplesmente queriam fazer do segmento uma alternativa de trabalho. Para atender a essa nova demanda, foi montada uma grade de treinamento, que aborda separação de resíduos, recuperação de áreas degradadas, limpeza de galerias pluviais, gestão, entre outros processos”, explica Julio Cesar.


Com a conquista de parceiros, a ONG se profissionalizou, expandiu a ganhou status de programa de qualificação (Foto: André Luiz Mello/O Dia)

Saber comprar e descartar
Empresas ou pessoas que quiserem descartar qualquer tipo de lixo reciclável podem participar desse mutirão e sem desembolsar nenhum centavo por isso. Para tanto, basta ligar (3286-6956 e 3287-3135) ou enviar e-mail para atendimento@doeseulixo.org.br. Por meio de um sistema on-line, o doador pode acompanhar todo o passo da transformação do lixo em remuneração para os ex-catadores e hoje agentes.

O ideal, porém, é juntar lixo suficiente para encher um saco de 50 litros. O próprio site orienta quanto ao que pode ou não ser reaproveitado. “Mas o primeiro desafio mesmo é aprender a consumir de forma consciente. A gente tem muita coisa em casa que fica esquecida, porque compra demais ou sem necessidade. Tem que ter consciência para comprar e descartar”, prega Julio Cesar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário