segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ciclovia pode integrar Ilha a Caxias

Confira matéria publicada no caderno "Ilha" do jornal "O Globo" no último final de semana.


Desenvolvido em dois anos por Alex Gomes, ciclista da Ilha do Governador, o projetoda instalação de uma ciclovia ligando o bairro carioca à cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, será entregue às prefeituras das duas cidades nos próximos dias.

O trajeto teria 15,7km e beneficiaria milhares de pessoas que moram ou trabalham no entorno da ciclovia. Segundo Alex, a criação da ciclovia não necessitará de grandes obras para ser implementada:
"A maior dificuldade é no trecho da Avenida Brasil, que precisa de um choque de ordem da prefeitura antes de se instalar a ciclovia. O trajeto passa pela Brasil desde a saída da Ilha até a chegada à Rodovia Washington Luís. As calçadas em vários pontos estão malcuidadas ou ocupadas irregularmente. Mas isso a prefeitura tem como resolver", conta.
Com espaço de sobra ao lado de ruas e avenidas para se fazer ciclovia e ciclofaixas, em apenas dois trechos seriam necessárias obras maiores, diz Gomes:- No Fundão, num trecho de não mais de 400 metros, onde seria preciso fazer uma pequena barreira de cimento junto à Linha Vermelha, por onde passaria a ciclovia; e na chegada a Caxias, onde seria necessário construir uma passarela sobre as vias de acesso à Linha Vermelha. Essa é a obra maior, já na parte final da ciclovia - completa.
Aqui você pode conhecer o projeto em detalhes, com fotos e descrição de todos os trechos por onde passaria a ciclovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário