sexta-feira, 16 de julho de 2010

Meio ambiente para baixinhos

Novo site dissemina conhecimento sobre desenvolvimento sustentável com linguagem apropriada para fixar a atenção das crianças. Ferramenta pode ser usada por estudantes, pais e professores como aliada na educação



Página inicial do site

Segmentos voltados à distribuição de conhecimento sobre desenvolvimento sustentável investem cada vez mais na formação dos futuros defensores do planeta: as crianças. Velozes para aprender qualquer tipo de informação, os pequenos estão entre os principais alvos de ações com o objetivo de promover a conscientização. A novidade é o site Meu Planeta, Minha Casa, lançado em maio deste ano com conteúdo para crianças até 13 anos de idade, pais e professores. Clima, água, energia e lixo são alguns dos assuntos.
“Há muita informação sobre meio ambiente voltada para crianças, mas nem sempre é passada de forma adequada. A preocupação era transmitir as mensagens com linguagem apropriada, para não dispersar o interesse, e criar mecanismos de interação, como os jogos que ajudam a fixar o assunto”, explica Cláudia Porto, idealizadora do site e ainda diretora do portal Mingau Digital, que propôs a parceria no projeto à Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não-Alcoólicas (Abir), prontamente aceita.
A ideia é despertar consciência ambiental, alertar para os problemas climáticos e das dicas sobre como cada um pode se comprometer com a sustentabilidade. O site se divide entre as seguintas seções: Meu Planeta, Minha Casa, Fóruns, Galeria de Imagens, Oficina para Professores, Jogos e um glossário – no qual é possível encontrar o significado das principais palavras relacionadas ao meio ambiente – são atrativos a mais para as crianças, uma vez que podem ajudá-las com trabalhos na escola.
No link Meu Planeta, o internauta encontra reportagens sobre água, energia, clima e bioma (conjunto de diferentes ecossistemas). As crianças aprendem, por exemplo, como transformar o lixo em energia e sobre fauna e flora de diferentes ecossistemas, como a Amazônia. Já professores podem consultar uma cartilha com dados que podem ser usados em sala de aula.
As diversas ferramentas estimulam as crianças, de forma lúdica, a se transformarem em verdadeiros agentes do meio ambiente em casa, na escola, na comunidade onde vivem. Textos e imagens são alguns dos recursos. Quer brincar sério? Acesse
www.meuplanetaminhacasa.com.br.

Texto: Leila Souza Lima/O Dia/16.05.2010
Imagem: reprodução internet

Um comentário:

  1. Agradecemos muito a indicação do site.
    Parabéns pelo blog! Abraços,
    Cláudia Porto - Editora

    ResponderExcluir