quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CAXIAS LANÇA ATLAS GEOGRÁFICO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias e PUC-Rio Lançam Atlas Geográfico Escolar Município de Duque de Caxias.


A Educação Ambiental de Duque de Caxias está atuando em várias frentes e espaços de construção de saberes. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias firmou parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro que prima pela produção e transmissão do saber, baseando-se no respeito aos valores humanos e na ética cristã, visando acima de tudo o benefício da sociedade. Com constante busca a excelência da pesquisa, no ensino e na extensão, a PUC investe na formação de profissionais competentes, habilitados ao pleno desempenho de suas funções e é isto o que a atual gestão da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias tem investido.

O Bispo Dom José Francisco fala ao lado de Samuel Maia

Pela própria natureza, a Universidade e a rede pública de Educação é um conjunto de saberes, é um viver comum a ciência humana, é um colocar em comum os conhecimentos e, a partir daquilo que já se conhece descortinar novos horizontes. Por isso a parceria da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, a Universidade, departamentos, faculdades, escolas, institutos, unidades das mais variadas que se ocupam exatamente com a ciência, a tecnologia, a pesquisa, a reflexão sobre o homem, a reflexão sobre a sociedade, as ciências da vida e da terra, um pouco de tudo, porque realmente é encontro de saberes.


O evento ocorreu no Instituto São Bento

Com esta Missão e instrumentalizando o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente – NIMA (PUC) em parceria com a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e Sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento , PETROBRAS e Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro a Parceria Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e demais parceiros deu como primeiro resultado o lançamento do ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, sendo decorrência do material produzido para o projeto “Educação Ambiental: Formação de valores ético-ambientais para o exercício da cidadania no município de Duque de Caxias” realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, PUC-Rio com patrocínio da PETROBRAS S/A no ano de 2009. O Secretário Samuel Maia representou o Prefeito Zito no evento de lançamento no dia 04 de outubro no Instituto São Bento.

A produção do ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS representa um desafio por se tratar do mapeamento dos diversos aspectos do espaço geográfico do município, é um compromisso com o exercício da cidadania na medida em que ele possibilita localizar, informando e orientando as pessoas no seu lugar de vivência, oportunizando análise, reflexão e atuação. Ao subsidiar uma leitura do território municipal, permite uma análise do espaço geográfico, revelando heranças, formas, ações e interação no processo da sua própria construção. Tornando-se uma ferramenta indispensável, ao ensino e ao aprendizado da ciência geográfica e do município de Duque de Caxias. O Atlas Geográfico de Duque de Caxias será distribuído para alunos do 6º ao 9º ano da rede pública municipal e estadual da cidade.

Um comentário:

  1. Parabéns por este trabalho, gostaria de saber como posso ter acesso a um exemplar..

    ResponderExcluir