sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Comissão mostra propostas para catadores de Jardim Gramacho

COMDEMA se reuniu no Ciep Sandro Moreyra, em Jardim Primavera
Com o fechamento do aterro de Jardim Gramacho em dezembro deste ano, definido em reunião realizada na segunda-feira, 14 de fevereiro, na sede da Secretaria Estadual do Ambiente, o prefeito de Duque de Caxias José Camilo Zito solicitou a seu secretariado a formação de uma comissão intersetorial para organizar e auxiliar a transição dos cerca de 5 mil catadores de lixo que vivem no local e de lá tiram o seu sustento. A comissão foi organizada na quarta-feira, 16 de fevereiro, e representantes dela estiveram presentes nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, em uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), apresentando propostas de inclusão e geração de renda aos representantes dos catadores de Jardim Gramacho.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, o trabalho de auxílio para reintegrar os catadores com o fim do aterro precisará da ajuda de todos. “Definimos na criação do comitê intersetorial que devemos levar todas as políticas públicas para os catadores de Jardim Gramacho. Afinal eles são o elo mais fraco no encerramento das atividades do aterro”, disse.

Entre as atividades que os catadores podem desenvolver, Samuel citou a coleta seletiva e agricultura familiar. “A partir de março, todos os órgãos do serviço público municipal irão participar do programa de coleta seletiva já desenvolvido pela Prefeitura, o que irá aumentar substancialmente as duas toneladas de lixo selecionado que as quatro cooperativas de catadores do bairro coletam por mês. E por lei a cidade precisa comprar pelo menos 30% da alimentação destinada às escolas municipais de pequenos agricultores. A produção teria destino certo”, enumerou o secretário, que ressaltou que quatro veículos estão sendo comparados pela Prefeitura para serem entregues às cooperativas de catadores de lixo reciclável, estabelecidas no bairro Jardim Gramacho.


Samuel Maia falou sobre opções de geração de renda para os catadores

Participante da comissão, o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Airton Lopes da Silva, o Ito, falou sobre as atividades que sua pasta vai desenvolver para a inclusão social dos catadores. “Já temos 1,5 mil famílias de Jardim Gramacho cadastradas na Secretaria, mas é pouco perto da grande população do bairro. Muitas famílias não podem ser cadastradas, e assim participar de programas do governo federal, porque não possuem nenhum documento. Já fizemos mutirões para confecção de documentos no bairro, mas não tiveram muita procura. Mas ainda neste semestre teremos um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) funcionando no bairro, o que vai facilitar o acesso destes catadores”, explicou o secretário.

Ito também falou sobre cursos de capacitação profissional que serão oferecidos gratuitamente para os catadores “Como a Rodovia Washington Luís possui vários hotéis de alta rotatividade, podemos oferecer cursos de hotelaria para os catadores e incentivar a contratação deles por estes hotéis”, falou o secretário, que destacou também que os jovens entre 17 e 29 anos sem o ensino fundamental poderão concluí-lo no programa ProJovem Urbano em 18 meses.

Presente à reunião do COMDEMA, Nilson José dos Santos, que trabalha como catador de lixo em Jardim Gramacho há 27 anos, estava contente com as novas possibilidades para ele e todos os seus colegas. “Estamos agradecidos por todos que estão se esforçando em nos ajudar. Nunca vi uma secretaria de Meio Ambiente trabalhar tanto quanto agora. Somos oito filhos de uma mãe catadora e estou entusiasmado com essas possibilidades. Principalmente com a coleta seletiva, que já está dando certo”, disse Nilson, participante do documentário Lixo Extraordinário, que irá concorrer ao Oscar deste ano e é estrelado por seu irmão Sebastião dos Santos.

Ito falou sobre as ações da Secretaria de Assistência Social que serão realizadas em Jardim Gramacho


Texto: Vinicius Marins/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário