sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Catadores de Jardim Gramacho na torcida pelo Oscar

O aterro de Jardim Gramacho e seus catadores estrelam "Lixo Extraordinário"

O documentário “Lixo Extraordinário”, coprodução do Brasil com o Reino Unido, narra a vida dos catadores do Aterro de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, e a transformação do lixo em expressão artística pelo consagrado artista plástico Vik Muniz, que estabelece uma nova relação destes catadores com a arte. Vencedor em 2010 de mais de 20 prêmios em mostras e festivais do Brasil e do mundo, como o de Sundance (EUA) e de Berlin (Alemanha), o documentário estará concorrendo ao Oscar de sua categoria na cerimônia da noite de domingo, 27 de fevereiro. Em uma parceria da Prefeitura de Duque de Caxias com Furnas, os catadores de Jardim Gramacho vão assistir ao longametragem que protagonizaram a entrega do Oscar ao vivo em um telão instalado na Praça Alcir Bellucio Cavallini, no bairro.

O domingo não será proveitoso apenas pela oportunidade de torcerem pela premiação do filme que fala de suas vidas. Antes da apresentação da cerimônia, atendendo a um pedido dos catadores do aterro apresentado na última reunião extraordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente, ocorrerá na Praça Alcir Bellucio Cavallini mais uma edição do programa Governo dos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura de Duque de Caxias através de seus órgãos municipais. O programa disponibiliza serviços essenciais e atividades de qualificação e de lazer próximo a casa dos caxienses, levando cidadania a estes moradores. As atividades do Governo nos Bairros ocorrerão entre as 9h e meio-dia.

Entre as atividades desenvolvidas teremos emissão de carteira de trabalho, cadastramento para o Programa Bolsa-Família, aferição de pressão arterial, realização de testes de glicemia, cadastramento para unidade habitacionais populares, oficinas de arte, inscrição para cursos gratuitos de qualificação profissional, orientação jurídica-trabalhista e de direitos da mulher, biblioteca volante com distribuição de livros e contação de histórias, distribuição de mudas de plantas com orientações sobre o plantio, palestras sobre dengue e DST/AIDS e apresentação de grupos de dança , teatro de rua, animação circense e artes marciais.

O Aterro de Jardim Gramacho de 1,5 milhão de Km² foi criado em 1976 no regime militar e pertence a cidade do Rio, com a exploração da Comlurb. Aproximadamente 8 mil toneladas de lixo são vazadas no local por dia, destes 60% são provenientes do município do Rio de Janeiro. O aterro deixará de operar em dezembro deste ano e os cerca de 5 mil catadores que trabalham no local serão capacitados para que tenham uma nova função e gerem renda com o fechamento do aterro. Os recursos para isto virão do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano) e da Fundação Nacional de Saúde.

Obra de Vik Muniz com um dos catadores como modelo

Texto: Vinicius Marins/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário