sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Meio Ambiente leva Pimpolhos da Grande Rio a passeio na área rural

Programado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA), cerca de 20 passistas mirins e adolescentes da escola de samba Pimpolhos da Grande Rio fizeram um passeio nesta quinta-feira em propriedades rurais do quarto distrito de Duque de Caxias, onde conheceram o trabalho das famílias agricultoras do município. Acompanhados da médica veterinária Renata Briata, da SMMAAA, eles visitaram o sítio Mayama, um dos mais importantes produtores de goiaba do município, e a Fazenda Tico-Tico, especializada em piscicultura, com 60 tanques produzindo dezenas de espécies de pescado, ambas localizadas em Xerém. O passeio, que começou às 9h, terminou às 14h no Horto Municipal, onde os pimpolhos conheceram várias plantas medicinais, temperos e árvores da Mata Atlântica. Nesta sexta-feira, o grupo estará no Parque Natural Municipal da Taquara, onde aprenderá sobre a importância da água na vida dos seres humanos.

Glauceano Porto mostra uma goiabeira à filha, Laura, de 2 anos

No Sitio Mayama, os pimpolhos tiveram uma recepção calorosa do agricultor Marcelo Matsumoto. Com muita paciência, ele revelou as várias técnicas que usa para que o fruto fique maior e como faz para manter as goiabeiras em tamanho uniforme. “Isso facilita a colheita e possibilita que o sol atinja melhor a planta", explicou. Matsumoto tem 900 goiabeiras plantadas numa área de 70 mil m² e chega a colher até 4 mil caixas da fruta no pico da produção, que acontece entre fevereiro e março. Curiosas, as crianças aproveitaram para comer algumas goiabas maduras. Segundo Matsumoto, na colheita apenas as frutas ainda verdes são comercializadas. “Até amadurecerem, elas suportam melhor o transporte e o peso de uma sobre as outras. Ao final da visita, entendendo “tudo” sobre produção de goiaba, todos se refrescaram com um suco geladinho da fruta preparado pelo produtor.

Marcelo Matsumoto guia os pimpolhos entre as goiabeiras no sítio Mayama

A segunda visita, na fazenda Tico-Tico, o simpático proprietário José Maria Duarte ensinou vários segredos sobre a produção de pescado. Falou sobre dessexagem, que faz com que o peixe cresça rápido e ganhe mais peso. Duarte revelou que possui 60 tanques com dezenas de espécies de peixes. “Tenho tanques de até 10 mil m², com espécies como tilápia, tambaqui, pirarucu, dourado e tucunaré”, revelou. Segundo o piscicultor, um laboratório montado na fazenda se destina à produção dos alevinos que são separados e distribuídos nos tanques na medida em que são feitas as despescas. Ele mostrou dois grandes tambaquis pescados por clientes da fazenda. Além de peixes, Duarte também possui algumas vacas leiteiras. Levando o grupo a um dos currais, desafiou os pimpolhos a ordenhar uma delas. Muitos tentaram, mas poucos conseguiram tirar o leite da vaquinha.

O pimpolho José Luiz da Silva, 9 anos, disse que o passeio foi muito proveitoso porque permitiu o conhecimento da rotina das famílias que produzem as mercadorias que compramos nos mercados. “Aprendi até a tirar leite da vaca, mesmo com um pouco de receio do animal”, comentou o jovem.

José Luiz da Silva aprende a ordenhar uma vaca

Para a coordenadora pedagógica do projeto Pimpolhos, Rachel Castanheira, a iniciativa da SMMAAA foi muito positiva. “Com este passeio, os jovens têm oportunidade de manter contato com um tipo de vida que não conheciam e saber o que acontece até que produtos como a goiaba e o pescado cheguem até seu prato”, observou.




Rachel Castanheira exibe uma tilápia na fazenda Tico-Tico

Por volta de 14h, depois de receberem informações sobre a ação de algumas plantas medicinais sobre dores de cabeça, inflamação, cólicas menstruais e diarréia, os pimpolhos voltaram para casa. Cansados do forte calor do verão, mas contentes.

Texto: Nelson Soares/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Um comentário:

  1. Pessoal, preciso falar com o Marcelo Matsumoto. Alguém possui o telefone do Sitio Mayama? Grato Flávio Câmara - Petrópolis

    ResponderExcluir