sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Secretário de Meio Ambiente visita Coppe para discutir projetos


Paulo Canedo, responsável pelo Laboratório de Hidrologia da Coppe, apresenta propostas para Duque de Caxias

O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, se reuniu com engenheiros do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para discutir ações de combate às chuvas na cidade. Uma das propostas apresentadas foi a ampliação da área rural, evitando a ocupação de áreas de risco. Medidas preventivas, como o planejamento a longo prazo, também fizeram parte encontro. A visita aconteceu na quarta-feira, 13 de janeiro, no Bloco I do Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária.
A idéia da reunião surgiu na semana passada, quando o prefeito José Camilo Zito recebeu do governador Sergio Cabral um levantamento feito pelo Laboratório de Hidrologia da Coppe. Segundo Samuel Maia, fixar o homem ao campo seria uma alternativa. “Uma das soluções imediatas para Duque de Caxias é ampliar o distrito rural, para haver o controle de áreas de expansão urbana”, declarou o secretário.

Samuel Maia estuda proposta no Coppe UFRJ

A diretora de Gestão de Águas e do Território do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Rosa Formiga, associa à poluição dos cursos d’água à ocupação desordenada das margens dos rios. “Para controlar os níveis atuais de inundação será preciso aumentar as áreas de preservação. Isso é primordial para a Baixada Fluminense”, enfatizou.
O engenheiro Paulo Marcelo Lambert tem acompanhado as áreas mais atingidas em Duque de Caxias para avaliar a situação e propor ações de curto, médio e longo prazo que farão parte da proposta técnica que será entregue pela Coppe para o prefeito Zito. “A Prefeitura tem uma preocupação com o hoje e com o futuro. Queremos soluções de vida longa”, destacou Samuel Maia.

Secretário de Meio Ambiente visitou Coppe para discutir projetos

Como resultado dessa parceria, foi consenso que a recorrência de temporais em Duque de Caxias, aliada à situação geográfica, ambiental e social no município exige uma ação pró-ativa, com a manutenção de mecanismos preventivos e de emergência prontos para serem acionados.

O professor Paulo Canedo sugeriu ao secretário Samuel Maia a remoção de famílias em pontos atingidos por enchentes. Segundo ele, o projeto propõe a construção, a longo prazo, de parques inundáveis, barragens e diques em bairros de Duque de Caxias.

Texto: Aline Brandão/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário