terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Meio Ambiente de Caxias apresenta a natureza a membros de escola de samba mirim

Samba no pé e educação ambiental andando juntos em Duque de Caxias. A ONG Escola da Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento estabeleceram na sexta-feira uma parceria para apresentar a alguns de seus jovens membros os mananciais de água límpidas em parques e reservas municipais, além da produção agropecuária da cidade. Tudo isso para que conheçam o tema de suas alas carnavalescas para este ano – Água e Agricultura -, reunindo cerca de 20 crianças entre 10 e 12 anos na apresentação do enredo “Recicla Vida! Conhecendo o passado, entendendo o presente para transformar o futuro”.
O secretário Samuel Maia recebeu as coordenadoras pedagógicas da Pimpolhos da Grande Rio – Jackeline Vaz, Raquel Castanheira e Marcia Pessoa –, que apresentaram a ele os objetivos da ONG e o enredo deste ano. “Não queremos que as crianças apenas desfilem. Temos um projeto educacional por trás disso que vai além do próprio carnaval. Por isso, queremos que as crianças conheçam ao vivo os temas que ilustram suas alas antes do desfile”, explicou a coordenadora Jackeline Vaz. “Muitas dessas crianças nunca viram de onde vem a comida ou como nasce os rios. Será uma experiência inesquecível” ressaltou Samuel.

Samuel Maia e as representantes da Pimpolhos da Grande Rio

Além de participar do desfile das escolas de sambas mirins no sambódromo do Rio de Janeiro, realizado uma semana antes do desfile do Grupo Especial, a ONG Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio realiza atividades educacionais, oficinas, trabalhos de conscientização e busca a inclusão social de crianças carentes através da arte e da cultura.
“Após as dificuldades que parte de nossa população passou devido às chuvas do fim do ano passado, e que nós todos, servidores da Prefeitura e voluntários, nos esforçamos para solucionar, continuamos com nossos projetos e na busca de novas parcerias para a cidade”, declarou o secretário Samuel Maia. Segundo ele, as crianças vão conhecer criações do peixe tilápia e gado bovino e parte da produção agrícola desenvolvida na cidade. Irão também conhecer as cachoeiras e as nascentes do Parque Natural Municipal da Taquara e da Reserva Biológica do Parque Equitativa – a primeira reserva biológica municipal da Baixada Fluminense, criada em dezembro passado e com 1,5 milhão de metros quadrados de extensão.

Parceria entre a escola de samba mirim e Secretaria de Meio Ambiente é aprovada


Texto: Vinicius Marins/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário