quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Zito discute recuperação do município com vice-governador

Os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o estado e Duque de Caxias levaram o prefeito José Camilo Zito a discutir alternativas emergenciais para a solução dos problemas na Baixada Fluminense.
O assunto foi tratado com o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e outros governantes da Baixada, em reunião no Rio.
Durante o encontro, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos disse que o principal projeto do Estado na Baixada Fluminense é o de dragagem da bacia dos rios Iguaçu e Botas, com a recomposição das margens e a retirada de moradias irregulares. “São cerca de 5 mil famílias que precisarão ser removidas para que as margens dos rios sejam urbanizadas, a calha do rio ampliada e, com isso, acabem as enchentes”, afirmou.
“Estamos todos trabalhando de braços dados para resolver a situação. Pela primeira vez estamos todos unidos em prol da melhoria da região, o que demonstra que teremos sucesso”, afirmou o prefeito Zito.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, a parceria entre o Governo estadual e a Prefeitura já está acontecendo. “Máquinas já foram colocadas para limpeza dos rios Iguaçu e Sarapuí. Um pedido do prefeito Zito que foi acatado pelo Estado é que a limpeza seja feita a partir da Baía de Guanabara, beneficiando os moradores da baixada”, enfatizou.
Para atender a população atingida e prejudicada pelas chuvas, foram mobilizadas 350 pessoas, entre Defesa Civil e voluntários. A Secretaria Municipal de Obras colocou nas ruas 250 trabalhadores, 25 caminhões e 13 máquinas pesadas para desentupimento de redes de drenagem e de esgotos, além de limpeza das ruas.
Zito tratará novamente sobre o assunto em reunião com o governador Sérgio Cabral. E no próximo dia 13, estarão com o presidente Lula e prefeitos da Baixada, estudando projetos de reconstrução das cidades afetadas.

Texto: Aline Brandão/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário