terça-feira, 5 de outubro de 2010

Reserva do Parque Eqüitativa ganha sede administrativa

Samuel Maia apresenta Reserva Biológica do Parque Eqüitativa ao prefeito Zito
Até o final de novembro será inaugurada a sede administrativa da Reserva Biológica do Parque Eqüitativa, no terceiro distrito de Duque de Caxias, criada por decreto do prefeito José Camilo Zito em dezembro de 2009. A sede ficará junto à área de lazer que está em construção no final da Avenida Duque de Caxias, próximo à entrada principal do parque, que ocupa uma área de 1,5 milhão de metros quadrados. Para abrigar a equipe da administração e um efetivo da Guarda Florestal Municipal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) vai construir uma casa de madeira com cerca de 50 metros quadrados.
Responsável pelo levantamento da situação real da reserva, a SMMAAA cuida da estação ecológica do Parque Eqüitativa, que será a primeira reserva biológica municipal da Baixada Fluminense. Na entrada do parque será construído um posto de controle de visitantes que terão dias e horários estabelecidos para visitar a região, rica em pássaros em extinção e animais como preguiça e sagüis, além de grande variedade de flora.


Sede da reserva abrigará administração e efetivo da Guarda Florestal

“Os fiscais da Secretaria vão controlar também as áreas particulares do entorno que terão que ser preservadas pelos donos. Se houver degradação, os proprietários poderão ter a área desapropriada pela prefeitura”, garante o secretário Samuel Maia, que está acompanhando a realização da obra. O monitoramento da região será feito por biólogos, e a fiscalização por agentes da Guarda Florestal Municipal. Ele lembra que a responsabilidade pela preservação e o reflorestamento não é só do poder público e sim a todo o brasileiro. “Se não contribuirmos, nós mesmos vamos sofrer as conseqüências dentro de poucos anos”, alerta o secretário.
O paisagismo da área onde será construída a sede da administração da reserva será feito pela The Best Jardinagem e Serviços e a construção da sede pela empresa Dellani & Cia.
Fauna da Reserva Biológica do Parque Eqüitativa é rica em animais, como o sagüi

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Paulo Martins/Assessoria de Comunicação PMDC/divulgação

3 comentários:

  1. Samuel,
    Como está sendo organizada a questão dos cultos religiosos neste local e o seu impacto ambiental?
    Ouvi relatos de coisas preocupantes de moradores do Parque Equitativa em relação ao barulho, degradação e até fogo neste local. Defendo toda liberdade religiosa, mas com consciência ambiental. Até pq, para quem acredita em um Deus que criou os céus e a terra, tudo que aqui foi colocado por ELe precisa ser bem cuidado e preservado, pessoas e natureza.
    Abraço!
    Fabio Pereira

    ResponderExcluir
  2. estamos precisando de ajuda o nosso asfalto esta quebrando todo com o caminhão da locanty mesmo assim ele ñ pega o lixo na rua d baixo so quando ñ tiver mais condição dele passa ele vai pegar nosso lixo como era antes eles recolia e o caminhão passava na rua de baixo e pegava o lixo ja tem buraco arriscando a vida da nossas criança pedimos o prefeito k possa concerta pois o iptu da ki e caro e nos pagamos em dia desde ja agradeço a prefeitura de caxias e4sdperamos uma vizita de vcs na rua da jaqueira no pasrque equitativa .

    ResponderExcluir
  3. Quem foi o arquiteto que projetou? É preciso valorizar estes profissionais! Muito bom!

    ResponderExcluir