segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Saiu no jornal

Confira matéria publicada neste domingo, 10 de outubro, no jornal "Correio Braziliense". A reportagem também está no site do jornal.

Polícia prende seis pessoas por venda ilegal de animais silvestres na Baixada Fluminense
Policiais militares do Batalhão Florestal prenderam neste domingo seis pessoas e apreenderam cerca de 900 animais em uma feira no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Militar, foram apreendidos mais de 70 aves silvestres e lagartos, cuja venda é considerada ilegal pelas leis brasileiras.
Além disso, foram recolhidos 800 caranguejos que não podem ser pescados ou vendidos por causa da época de defeso (reprodução). De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia, a feira livre, que acontece todo domingo no centro de Caxias, é um evento tradicional de venda de frutas e hortaliças, além de comida e produtos nordestinos, que costuma reunir famílias do Grande Rio. No entanto, criminosos usam o local também para vender animais silvestres.
Segundo ele, desde o ano passado, o município de Duque de Caxias tem tentado combater a venda de animais silvestres com operações rotineiras na feira, junto com a polícia. “Isso é uma vergonha para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil. Agora, essa ação tem que se desdobrar e focar nos distribuidores. A feira é apenas a exposição desses animais. Temos que ir na causa disso aí, que é a caça e o sequestro desses animais em seu habitat”, afirmou.
Os seis suspeitos de comercializar os animais foram levados à Delegacia de Duque de Caxias. Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Seropédica.
Texto: Vitor Abdala/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário