quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Traficantes de animais são presos em feira livre

Seis traficantes de animais silvestres foram presos domingo, 10 de outubro, na feira livre do Centro, vendendo animais em extinção: lagartos e cerca de 800 caranguejos, espécie que nesse período não pode ser comercializada por causa da época do defeso. A operação foi desencadeada por policiais militares do Batalhão Florestal, atendendo denúncias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA). Foram apreendidos cerca de 900 animais que foram encaminhados no mesmo dia ao Centro de Triagem do Ibama, em Seropédica.
A fiscalização para coibir a venda de animais silvestres tem sido periódica. As ações nas feiras livres do município contam também com agentes da SMMAAA e da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos,
em cumprimento ao decreto de tolerância zero, assinado no ano passado pelo prefeito José Camilo Zito, e a lei que considera ilegal a caça e a comercialização.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, a feira livre que acontece todo domingo no centro de Caxias, é um evento tradicional de venda de frutas e hortaliças, além de comida e produtos nordestinos, e costuma atrair famílias do Grande Rio e turistas. “Apesar da proibição, criminosos usam o local também para vender animais silvestres. Isso é uma vergonha para o nosso estado. Agora, essa ação tem que se desdobrar e focar nos distribuidores. A feira é apenas a exposição desses animais. Temos que ir à causa disso aí, que é a caça e o sequestro desses animais em seu habitat”, destacou o secretário.
Ele disse que no mês de novembro será inaugurada a sede administrativa da Reserva Biológica do Parque Eqüitativa, criada em dezembro de 2009 pelo prefeito Zito. Além de técnicos ambientais e biólogos, o prédio vai abrigar guardas florestais do município que fiscalizarão a reserva, evitando a caça aves e animais silvestres e desmatamentos. Também haverá o controle de visitantes.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC

Um comentário:

  1. Essa prática de venda de animais silvestres nessas feiras é bem antiga, lembro que a primeira vez que vi um coruja de perto foi por volta dos meus 6 anos andando na feira de domingo proximo a Câmara Municipal. As denúncias são importante mas a fiscalização deve ser contínua.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir