O Escritório Local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) em Duque de Caxias vem realizando desde o início do ano letivo uma série de palestras sobre gripe A em comunidades de agricultores familiares e escolas da área rural de Duque de Caxias, com o objetivo de prevenir um surto da doença, como ocorreu no inverno de 2009.
Durante as exposições, os técnicos da Emater-Rio distribuem uma cartilha do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Embrapa com dicas de como se prevenir da gripe suína e como reconhecer sintomas da doença em pessoas e nos animais das propriedades rurais.
“A cartilha é uma ferramenta para conscientização da população rural para que haja um cuidado maior e que os produtores possam identificar sintomas e ter cuidados básicos de higiene”, explica o técnico agrícola Rodrigo Bantim, do Escritório da Emater-Rio em Caxias.
Rodrigo Bantim, da Emater de Duque de Caxias, dá palestra na comunidade rural do Tabuleiro
A princípio, as palestras seriam realizadas nas reuniões que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) faz mensalmente em Xerém com produtores rurais, mas como havia material para divulgação disponível, a Emater-Rio resolveu estender a palestra a escolas da área rural do município.
“O objetivo de estender as palestras para escolas é que o jovem seja um propagador do que aprendeu no entorno de casa, pois pode entrar em contato direto com animais”, explica o chefe do Escritório Local da Emater-Rio, Carlos Pedro. “Nós já visitamos escolas em áreas onde houve casos de morte por gripe suína no ano passado”, acrescenta.
Até hoje, 87 produtores e representantes da área rural e 193 alunos do Colégio Estadual Nova América (Taquara), e nas Escolas Municipais México (Santa Cruz) e Sagrado Coração de Jesus (Piranema).
Cartilha distribuída durante as palestras também está disponível na internet
Texto: Willy Rangel
Foto: arquivo Emater-Rio/Duque de Caxias/02.09.2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário