sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Meio Ambiente terá documento antifraude


A partir de 2011, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) expedirá seus documentos oficiais em papel-moeda. A decisão obrigará o cumprimento da legislação de apresentar documentação original em solicitações ambientais. A licitação para compra do papel autorizado pela Casa da Moeda já está sendo elaborada. A partir de janeiro, as certidões, declarações, licenças e autorizações ambientais serão impressas com o novo papel que terá seqüência numeral crescente.
O papel-moeda tem vários itens de segurança, entre eles a produção com fibras especiais e com marca d’água personalizada, DNA próprio, com código de rastreamento antirrasura, tratamento contra envelhecimento que torna o documento mais seguro. Seu fundo anticopiativo, anula a ação de falsificadores, revelando palavras como “falso”, “cópia” ou “inválido”, entre outras que ficam escondidas no conjunto visual. Uma tinta não visível, que só aparece exposta a luz ultravioleta, também é usada no documento.
Para o secretário Samuel Maia, o uso do novo documento só trará benefícios. “A lei determina a apresentação de documentação original em solicitações e para efeito de fiscalização. O contribuinte não pagará mais pelo novo documento, além das taxas obrigatórias já incluídas no processo”, ressalta o secretário. “O novo papel vem com holografia multiprocessada. Sua visualização é imediata, pois com a interferência da luz ela muda totalmente de cor. Com isso, será impossível sua reprodução por qualquer copiadora ou scanner”, destaca.


Conheça os itens de segurança da nova licença ambiental de Duque de Caxias


1 Papel de segurança (moeda)
Papel produzido com fibras especiais e com marca d'água personalizada com o "DNA" próprio, com código de rastreamento, antirrasura, tratamento contra envelhecimento, tornando, desta forma, o documento mais seguro.

2 Tarja filigranada complexa e exclusiva
Formada por linhas geométricas exclusivas (criadas por um software importado), dificultando ao máximo sua reprodução, pois quando reproduzidas, por serem complexas e finas, perdem sua definição e embaralham.

3 Cores especiais
Impressão em offset de acordo com o projeto gráfico da logomarca da instituição.

4 Fundo anticopiativo
São fundos projetados para anular a ação dos falsificadores, revelando palavras como "FALSO", "CÓPIA", INVÁLIDO" e "AUTÊNTICO", entre outras, que ficam escondidas no conjunto visual.

5 Fundo invisível reagente à UV
Tinta não-visível, que somente é exposta a uma fonte de luz ultravioleta. É uma tinta especial bastante eficiente contra qualquer meio de reprodução.

6 Microletra com falha técnica proposital
Linha construída por letras de dimensões diminutas, que necessitam de lente de aumento para sua verificação. Existe sempre uma falha ortográfica em comum acordo entre a empresa gráfica de segurança e a instituição.

7 Fundo numismático duplex
O fundo numismático é um conjunto de linhas paralelas sempre iguais em espessura, feitas com precisão, sem deformação visual, desenho de alta complexidade. O desenho apresenta um formato tridimensional. Na tentativa de reproduzi-lo, ele perde sua definição; os pontos viram retículas.

8 Impressão contra erradicadores
Uma impressão em todo o papel com a palavra "FALSO" (a impressão fica visível somente quando exposta a qualquer reagente químico).

9 Holografia multiprocessada
Sua visualização é imediata, pois com a interferência da luz, ela muda totalmente de cor, e é impossível de ser reproduzida por qualquer copiadora ou scanner.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário