quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Juventude de Duque de Caxias discute meio ambiente em fórum


Auditório lotado de alunos revelou o interesse dos jovens pela sustentabilidade

Atualmente os jovens têm atuado como os maiores aliados da preservação ambiental. Com objetivo de despertar ainda mais interesse da juventude pelo verde, a Prefeitura de Duque de Caxias promoveu o 1º Fórum Municipal de Juventude e Meio Ambiente no sábado, 23 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Professores, alunos e diretores compareceram ao evento, que contou com a palestra de Alex Bernal, coordenador do Conselho Jovem pelo Meio Ambiente e a leitura de uma carta, que será entregue ao prefeito José Camilo Zito com as propostas dos jovens para o meio ambiente em Duque de Caxias.
Com o slogan Juventude por um mundo sustentável, foi aberto o primeiro fórum para uma sala repleta de jovens e educadores de Duque de Caxias. Promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAA) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), o evento visa à construção de um futuro melhor e mais sustentável para todos.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, Duque de Caxias possui todas as vocações ecológicas para a construção de desenvolvimento sustentável. “Aqui em Duque de Caxias existe uma região rural muito produtiva, temos criação de gado, temos produção de leite e alimentos. Por isso, é tão importante a mobilização da juventude caxiense em torno da temática ambiental”, resumiu Samuel Maia.



Palestrante Alex Bernal faz entrevista com os estudantes
Cada participante recebeu um kit de lixeiras de coleta de seletivas, que estimulam a separação do lixo e uma muda de coqueiro para geração de renda através da produção de alimentos. Para a secretária Municipal de Educação, professora Roseli Duarte, o fórum deverá ser permanente para desenvolver um trabalho de conscientização. “Estamos fazendo do presente para que o amanhã seja melhor. Nós, enquanto formadores de opinião, precisamos despertar valores. Que este fórum seja um desafio para cada educador”, ressaltou Roseli.
Ao final, a carta com as propostas sobre o meio ambiente de jovens caxienses foi lida para todos. Um ato simbólico de entrega da carta ao prefeito Zito acontecerá na próxima quinta-feira, 28 de outubro, às 9h, na Secretaria Municipal de Educação.
Texto: Juliana Albuquerque/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

2 comentários:

  1. É facil fazer uma palestra falando da questão ambiental e sua preservação, o mais difícil é colocar isso em prática com fiscalização frequente e com responsabilidade social pois o que presenciamos é o seguinte:Faz-se a dnúncia e aparecem os fiscais da prefeitura e o resultado é sempre acabar tudo em pizza!Ah! Quando os mesmos n~~ao levam um dinheirinho pro cala a boca!Fala sério!Só faixada não, queremos solução!!!

    ResponderExcluir
  2. Falando da questão ambiental, queremos saber do Prefeito Zito que tantos votos ganhou da comunidade do Pq Cristóvão Colombo e agora despreza os moradores não fechando uma pedreira que está adoecendo as pessoas e causando um impacto ambiental enooooooooorme!Cadê as autoridades???A Prefeitura se beneficia dessa mineradora?Será que em troca vamos pagar a conta???Pagar com a vida???O castigo poderá vir a cavalo mas não tardará!

    ResponderExcluir