Auditório lotado de alunos revelou o interesse dos jovens pela sustentabilidade
Atualmente os jovens têm atuado como os maiores aliados da preservação ambiental. Com objetivo de despertar ainda mais interesse da juventude pelo verde, a Prefeitura de Duque de Caxias promoveu o 1º Fórum Municipal de Juventude e Meio Ambiente no sábado, 23 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Professores, alunos e diretores compareceram ao evento, que contou com a palestra de Alex Bernal, coordenador do Conselho Jovem pelo Meio Ambiente e a leitura de uma carta, que será entregue ao prefeito José Camilo Zito com as propostas dos jovens para o meio ambiente em Duque de Caxias.
Com o slogan Juventude por um mundo sustentável, foi aberto o primeiro fórum para uma sala repleta de jovens e educadores de Duque de Caxias. Promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAA) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), o evento visa à construção de um futuro melhor e mais sustentável para todos.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, Duque de Caxias possui todas as vocações ecológicas para a construção de desenvolvimento sustentável. “Aqui em Duque de Caxias existe uma região rural muito produtiva, temos criação de gado, temos produção de leite e alimentos. Por isso, é tão importante a mobilização da juventude caxiense em torno da temática ambiental”, resumiu Samuel Maia.
Cada participante recebeu um kit de lixeiras de coleta de seletivas, que estimulam a separação do lixo e uma muda de coqueiro para geração de renda através da produção de alimentos. Para a secretária Municipal de Educação, professora Roseli Duarte, o fórum deverá ser permanente para desenvolver um trabalho de conscientização. “Estamos fazendo do presente para que o amanhã seja melhor. Nós, enquanto formadores de opinião, precisamos despertar valores. Que este fórum seja um desafio para cada educador”, ressaltou Roseli.
Ao final, a carta com as propostas sobre o meio ambiente de jovens caxienses foi lida para todos. Um ato simbólico de entrega da carta ao prefeito Zito acontecerá na próxima quinta-feira, 28 de outubro, às 9h, na Secretaria Municipal de Educação.
Texto: Juliana Albuquerque/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC
É facil fazer uma palestra falando da questão ambiental e sua preservação, o mais difícil é colocar isso em prática com fiscalização frequente e com responsabilidade social pois o que presenciamos é o seguinte:Faz-se a dnúncia e aparecem os fiscais da prefeitura e o resultado é sempre acabar tudo em pizza!Ah! Quando os mesmos n~~ao levam um dinheirinho pro cala a boca!Fala sério!Só faixada não, queremos solução!!!
ResponderExcluirFalando da questão ambiental, queremos saber do Prefeito Zito que tantos votos ganhou da comunidade do Pq Cristóvão Colombo e agora despreza os moradores não fechando uma pedreira que está adoecendo as pessoas e causando um impacto ambiental enooooooooorme!Cadê as autoridades???A Prefeitura se beneficia dessa mineradora?Será que em troca vamos pagar a conta???Pagar com a vida???O castigo poderá vir a cavalo mas não tardará!
ResponderExcluir