terça-feira, 3 de agosto de 2010

Manguezal do Jardim Gramacho será preservado

Écio Ribeiro (à esquerda), da Secretaria Estadual do Ambiente,
discute plano com um membro da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais



Começou nesta segunda-feira, 2 de agosto, a demarcação da área de cerca de cinco quilômetros do manguezal do bairro Jardim Gramacho que será preservada pela Secretaria Estadual do Ambiente e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA). Até o final da semana, deve ser iniciada a colocação das cercas para evitar a ocupação e o despejo de lixo nos terrenos baldios do entorno. Ao lado da proteção será construída uma via para impedir novas ocupações.
Para evitar o despejo de lixo orgânico, hospitalar e de obras nos aterros clandestinos que serão fechados, a entrada de caminhões no bairro será monitorada pelo Batalhão Florestal. Só será permita a entrada de veículos para despejo no aterro sanitário da Comlurb e de material para as empresas de reciclagem. Os moradores do entorno do manguezal serão cadastrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e receberão aluguel social do estado.
Além do secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, estiveram no bairro Jardim Gramacho, o assessor técnico do SEA, Écio Ribeiro, técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), PMs do Batalhão Florestal, agentes da Guarda Florestal, representantes das empresas responsáveis pelas obras.
A ação contou ainda com a participação do secretario de Transportes e Serviços Públicos, Ronaldo Amichi. Segundo ele, três caminhões foram apreendidos jogando lixo na localidade e foram conduzidos à Guarda Municipal. “As ações serão contínuas para se evitar o despejo clandestino de detritos, o que acaba prejudicando o meio ambiente, alertou Ronaldo. A Secretaria de Obras e Urbanismo também apoiou a operação.
“Além da preocupação dos governos de preservar a área do manguezal do Jardim Gramacho, o plano quer evitar o aumento da quantidade de lixo em uma área do bairro, localizada na rota de pousos e decolagens dos aeroportos Internacional Tom Jobim e Galeão, que atrai aves de grande porte como urubus”, disse o secretário Samuel Maia.
O plano de preservação da região foi definido durante a visita feita ao bairro em 7 de julho. Os recursos serão do estado.




Além de ter cinco quilômetros demarcados,
o entorno do manguezal vai ganhar cerca e via



Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Fotos: Edmilson Muniz/Assessoria de Comunicação PMDC

Um comentário:

  1. Nao sei ate quando iremos suportar o descaso com relaçao a este lixao,pois ao acordarmos demanha,ja deparamos com fumaça ,ardencia nos olhos falta de ar devido a poluiçao.Realmente e preciso agir rapido na reurbanizaçao do nosso bairro.Principalmemte nos manguezais.

    ResponderExcluir