terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cooperativismo - 1

Assista abaixo à primeira parte de uma reportagem exibida no "Globo Rural" de 8 de agosto de 2010. O tema da reportagem é "Bendita pupunha" e conta a história de agricultores do sul da Bahia que estão melhorando de vida com a fundação de uma cooperativa, que se tornou modelo no estado.
Sul da Bahia. Vida difícil e pobre de pequenos sitiantes. Até a hora em que conheceram a pupunha, uma palmeira que veio da Amazônia. Organizados, os agricultores de Ituberá e Igrapiúna aprenderam a cultivar essa planta e a processar seu produto principal: o palmito. Até aí é uma história normal.
Muitos produtos vêm de fora e dão certo em outras regiões. O que tem de especial nesta reportagemé a eficiente assistência técnica oferecida aos agricultores.
Esse é justamente o ponto fraco de assentamentos de reforma agrária e de comunidades que vivem da agricultura familiar: assistência técnica.



O Globo Rural conta a história de agricultores da Bahia que estão melhorando de vida. São pequenos sitiantes que, até há pouco tempo, enfrentavam muitos problemas. Alguns chegaram até a abandonar as suas terras. A mudança surgiu com a fundação de uma cooperativa, que se tornou modelo na região.
A região do baixo sul da Bahia é famosa pela natureza exuberante, com praias de areia clara, palmeiras e turistas.
No campo, o visual é da mata atlântica fechada, com rios sinuosos e cachoeiras como a que ganhou o nome de Pancada Grande. A região dos municípios de Igrapiúna e Ituberá fica a 200 quilômetros de Salvador.
O lugar também tem tradição na agricultura, com o colorido do cacau, cultivos de coco da Bahia, lavouras de dendê e muita seringueira para a produção de borracha.
Nativa da Amazônia, a espécie vai bem em várias regiões do Brasil com clima quente e úmido. Tem crescimento rápido e forma touceiras com muitas brotações, chamadas de perfílios. A Bahia é o Estado que mais produz pupunha no Brasil.
A situação começou a mudar em 2004. Foi quando alguns agricultores da região resolveram fundar a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia, a Coopalm, sediada em Ituberá.
A entidade é formada basicamente por pequenos sitiantes, como Raimundo dos Santos. Com três hectares de pupunha, ele é o atual presidente da cooperativa. "Tinham muito abandono de terra. Muita gente indo embora para a cidade grande. A pupunha mudou a realidade", contou.
O seu Wanderley do Rosário, atual secretário de Agricultura de Ituberá, também foi um dos fundadores da cooperativa. Ele é produtor de pupunha e já trabalhou em várias associações e sindicatos rurais.
"Nós entendemos que isoladamente estaríamos sempre na mão dos atravessadores. Então, resolvemos criar essa cooperativa porque nós vamos ter mais força, uma produção maior. Nós vamos poder negociar melhor até com os comerciantes. E acreditamos que esse é o caminho mais correto para o pequeno produtor", explicou seu Wanderley.
No início, a entidade agrupou apenas 37 agricultores. Com o tempo, o número foi aumentando e o trabalho ganhando corpo.
Hoje, a cooperativa já soma 484 associados. Tem sede própria e uma equipe de administradores, técnicos e agrônomos. Enfim, uma estrutura profissional para apoiar as famílias de produtores.

Fonte: http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-341903-1,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário