sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Convênio com Emater beneficia pequeno produtor rural de Duque de Caxias


Roberto Isídio (à direita) fala do projeto com Samuel Maia (à esquerda)

Uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA), da Empresa de Assistência Técnica Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio) e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) firmada nesta quinta-feira, 5 de agosto, vai garantir o escoamento da produção do pequeno agricultor e do trabalhador rural.
Até o final do mês, uma patrulha mecanizada iniciará o reparo das estradas vicinais da área rural. Hoje, técnicos dos três órgãos percorreram cerca de 70 quilômetros de estradas da região para identificar os trechos com problemas.
Todo o equipamento pesado será fornecido pelo estado, bem com os operadores. A Prefeitura colocará à disposição da equipe caminhões para retirada do material excedente das vias. Serão máquinas patrol, retroescavadeira e trator de pneus colocados à disposição do município durante 45 dias, ou até o término de atendimento da demanda da população rural. ”Não vamos deixar o trabalho pela metade”, garantiu Roberto Isídio, coordenador do Programa Estrada da Produção, na Região Metropolitana. No momento, duas patrulhas mecanizadas estão atendendo as zonas rurais de Magé e Queimados.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, a construção da parceria com a Emater-Rio e a Seappa tem beneficiado os agricultores de Duque de Caxias. “Daremos total apoio às equipes, colocando à disposição dos órgãos tudo o que for necessário para facilitar o trabalho”, disse Samuel, acrescentando que, em 2009, apesar das dificuldades encontradas, conseguiu máquinas para arar e gradear áreas de plantação da região.
A equipe formada por técnicos dos três órgãos avaliou a situação das estradas Capivari-São Lourenço, Tabuleiro-São Lourenço, Tinguá-São Lourenço, Rio Paty (Fazenda São Lourenço), da Petrobras (Fazenda Capivari), das Escravas (Fazenda Piranema-Fazenda Capivari), Boa Esperança (Fazenda Piranema), Morro Grande e Rio de Areia.
Além de Samuel Maia e Roberto Isídio, participaram do encontro o supervisor do Escritório Local da Emater-Rio em Duque de Caxias, Carlos Pedro; o técnico agrícola da Emater-Rio Rodrigo Bantim e a médica veterinária da SMMAAA Renata Briata.

Texto: Paulo Gomes
Foto: Willy Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário