quarta-feira, 17 de março de 2010

Duzentas mil árvores serão plantadas em Duque de Caxias

Engenheira florestal Fernanda Stein assina o termo de ciência

A mata ciliar do rio Iguaçu, no bairro Amapá até a Reserva Biológica do Tinguá, no bairro Vale do Ipê, em Belford Roxo, e parte do Parque Municipal da Caixa d’Água, em Jardim Primavera, em Duque de Caxias, vão ter suas áreas degradadas reflorestadas. Nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) autorizou a recuperação que será feita pela empresa Habtec Engenharia Ambiental. O plantio será iniciado no período das chuvas. Na primeira fase, serão plantados 80 mil metros quadrados (7,9 hectares) de mudas de árvores nativas da região. Na segunda fase, os locais degradados serão indicados pela Secretaria de Meio Ambiente e representam aproximadamente 200 mil árvores.
O termo de ciência foi recebido pela engenheira florestal da Habtec, Fernanda Stein, que participou do inventário florístico da região que será beneficiada pela Transportadora Associada de Gás S/A (TAG), responsável pela implantação dos gasodutos Japeri–Reduc (GASJAP) e Cabiúnas (GASDUC III).
A implantação dos gasodutos foi aprovada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e foi necessária a supressão de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica e interferência em Área de Preservação Permanente (APP).
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, disse que na segunda fase as áreas que receberão reposição florestal serão indicadas pelo órgão e o levantamento já foi iniciado. “O reflorestamento vai gerar trabalho e renda durante três anos e beneficiar famílias das regiões que irão trabalhar no projeto”, disse Samuel.
Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Foto: Everton Barsan/Assessoria de Comunicação PMDC

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa. espero que na segunda fase da reposiçao florestal o bairro cidade dos meninos tambem seja contemplado pois tambem foi cortado de fora-a-fora pelo gasoduto japeri-reduc e, embora tenha uma pequena area com contaminaçao de solo , poderia no futuro se tornar uma reserva tambem.

    tuninho da fundaçao
    (morador)

    tuninhorj@terra.com.br

    ResponderExcluir