terça-feira, 30 de março de 2010

Operação Tolerância Zero apreende pássaros e sagüi na feira

Um tucano apreendido ficou solto numa das salas da Secretaria de Meio Ambiente

Agentes da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos de Duque de Caxias apreenderam cerca de 20 pássaros, um sagüi e cerca de três mil CDs e DVDs piratas na feira-livre de domingo, no bairro 25 de Agosto. A ação de repressão à venda de animais silvestres faz parte da Operação Tolerância Zero, determinada pelo prefeito José Camilo Zito (PSDB) no início do ano passado e que em algumas ocasiões conta com apoio do IBAMA e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
Nesta segunda-feira, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) recolheram um filhote de tucano que voou até a casa do empresário Adilson Sarpi, no mesmo bairro. Todos os animais serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Seropédica, e depois de passarem por exames serão soltos na natureza. A Operação Tolerância Zero é realizada toda a semana em todos os bairros, principalmente nos locais onde são instaladas feiras livres.
Para reprimir a venda de animais silvestres no município, além das operações realizadas pela Guarda Florestal, o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, colocou o telefone (21) 9191-9595 à disposição da população para denúncia de locais onde pássaros e animais estão em cativeiro. “Não vamos dar descanso aos criminosos ambientais”, disse Samuel Maia, que garante sigilo nas denúncias.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Foto: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário