quarta-feira, 10 de março de 2010

Saiu no jornal

Leia, na íntegra, entrevista concedida pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, ao “Jornal Independente” (Ano IX, Edição 160, 2ª quinzena de fevereiro de 2010).





Revolução verde em Duque de Caxias

Em entrevista ao Jornal Independente, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, abre o jogo e fala de seus projetos e realizações. Ele se orgulha de juntamente ao prefeito Zito estar participando da revolução verde no município. A gestão vem sendo reconhecida pelas ações visando à preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida para a população.
  • Por que esta revolução verde em Duque de Caxias?
O atual governo, ao tomar posse, encontrou uma herança maldita em várias áreas. No campo ambiental, a cidade estava caminhando para uma destruição de seu ecossistema e assoreamento do conjunto de seus rios e canais. A consequência mais dramática foram as enchentes de final de ano, resultado da iniquidade e irresponsabilidade do governo anterior.
  • Em 2009, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) fez um excelente trabalho, alguns em parceria com os governos federal e estadual.
A portaria do prefeito Zito proibindo a comercialização de animais silvestres em Duque de Caxias é um marco na história de nossa cidade. Antes da portaria, nossa cidade era vista como uma cidade conivente com o comércio ilegal de animais silvestres. Graças a este ato, o governo do estado e o governo federal estabeleceram conosco um pacto federativo na área ambiental. O resultado é que hoje Duque de Caxias é referência em gestão pública ambiental, tanto na formulação e articulação de políticas ambientais, como no combate a práticas ambientalmente criminosas.
  • Duque de Caxias acaba de ganhar uma reserva biológica. Onde ela fica e quais serão os benefícios para aquela região?
Uma área de 1,5 milhão de metros quadrados de fauna e flora preservadas. A primeira reserva biológica municipal do estado do Rio de Janeiro. O Parque Equitativa, no terceiro distrito, oferece ao conjunto do município uma biodiversidade riquíssima, com nascentes e microclima relevantes. É bom informarmos que este santuário estava ameaçado por um decreto do governo passado que queria lotear toda a área. O prefeito Zito marcou um gol de placa ao, além de preservar a área, mostrar que com vontade política podemos ter um desenvolvimento sustentável.
  • Jardim Primavera também terá uma grande área preservada. Como será?
É o Parque Municipal da Caixa d’Água, uma área com 20 mil metros quadrados, com nascentes e flora de beleza inconteste.
  • No ano passado, foi feito um choque de ordem para a preservação do meio ambiente. Quais foram as ações desenvolvidas?
Desobstrução de áreas em que se tentou cercar nascentes de água, exploração ilegal de barro e caça de animais silvestres, aterros de lixo clandestino e aterros de áreas de inundação de chuva, exploração de madeiras; enfim, abrimos várias frentes e combatemos todas as infrações ambientais.
  • A SMMAAA pretende fortalecer a agricultura familiar? O que já foi feito e quais são os projetos para 2010 na área rural?
A primeira Festa da Tilápia, para incrementar a produção e a comercialização deste peixe; pela primeira vez na história de nossa cidade, vacinamos 100% do gado contra febre aftosa; aramos e gradeamos todo o acampamento [sem terra] Terra Prometida, beneficiando 50 famílias que estavam abandonadas pelo poder público. Este ano, juntamente com [as Secretarias Municipais de] Educação e Assistência Social, iremos começar a destinar 30% dos recursos da merenda escolar na compra direta do agricultor familiar.
  • E a piscicultura e a agropecuária?
Iremos realizar a segunda Festa da Tilápia em agosto e buscaremos parcerias para filetagem e processamento do peixe. Na produção agropecuária, o campo em Duque de Caxias irá aumentar sua participação econômica com a venda da merenda escolar e o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que irá certificar os produtos da produação rural. Iremos estabelecer a Tenda da Produção Rural, onde nossa produção familiar terá a possibilidade de expor e vender suas mercadorias. As estradas vicinais, em parceria com o estado, irão receber melhorias.
  • Por falar em agropecuária, como se encontra o rebanho no município? Algum caso de doença registrado?
Duque de Caxias é o único município que vacinou 100% de seu gado, garantindo a qualidade de seu rebanho.
  • A Festa da Tilápia foi um sucesso no ano passado e recebeu mais de 3 mil pessoas em apenas um dia. A próxima como será?
Será em agosto e terá uma estrutura muito maior e será realizada em dois dias.
  • A poluição do ar nas grandes cidades vem preocupando os governos. Em Duque de Caxias, as empresas de ônibus terão que diminuir a emissão de gases para terem direito ao Selo Verde. Como funciona essa parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea)?
As empresas são inspecionadas, e somente os veículos ambientalmente corretos é que recebem o selo.
  • Os órgãos municipais descartam no dia a dia muito material reaproveitável, e a SMMAAA criou um programa de coleta seletiva. Como vai funcionar?
O prefeito Zito criou o decreto da coleta seletiva para os órgãos da administração pública direta e indireta, sendo que, no momento, estamos, juntamente com o Inea, fazendo as oficinas de gestores com todas as secretarias e autarquias. Ao final destas, iremos começar a coleta em todos os órgãos, destinando os resíduos a cooperativas de catadores de lixo.
  • O projeto Guarda Ambiental Mirim, desenvolvido no Parque Natural Municipal da Taquara, formou no ano passado quantos estudantes da rede municipal de ensino? Esse ano será ampliado? Vai ser aberto a outras redes?
Formamos 300 crianças e adolescentes. Este ano, abriremos para toda a rede de ensino, tanto particular quanto estadual. O foco são as crianças que moram próximo ao Parque Equitativa e à Taquara. Precisamos fortalecer a identidade dessas comunidades com suas riquezas ecológicas, para que elas sejam as primeiras a defender sua região.
  • Duque de Caxias participa do Movimento Agrícola da Baixada Fluminense, que pretende potencializar a produção da região. Isso é o primeiro passo para a criação do distrito agrícola?
O distrito rural de Duque de Caxias será criado após o georreferenciamento que propusemos fazer. O Movimento Agrícola da Baixada já é uma realidade, e o desafio é transformar a região em um celeiro produtor da região metropolitana.
  • O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) São Bento, criada em 1997, pela primeira vez tem em seus quadros pessoas interessadas na preservação daquela região. Quem participa do Conselho Gestor? Já existem projetos definidos?
Pelo poder público, são as Secretarias de Educação, Cultura, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente. Pela sociedade são o Centro Pan-americano de Febre Aftosa, a Feuduc, a Ação Social da Paróquia São Bento, a Associação de Moradores e o Clube São Bento.
  • Algum recado para os poluidores e desmatadores e outros infratores?
Tenham a certeza que, ao serem pegos, irão encontrar a mão da lei e serão punidos conforme a legislação. Estamos combatendo os crimes ambientais, pois temos consciência da nossa responsabilidade com a qualidade de vida das pessoas e com as futuras gerações.
  • Quem é o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias?
Um caxiense, filho de um pai lavrador e de uma mãe lavradora analfabeta que foi alfabetizada pelo marido através da Bíblia, que ficou órfão muito cedo e por isso trabalha desde os nove anos, que conheceu, através da religião cristã, o sentido da verdade e da justiça, que participa de movimentos libertários e a favor dos mais humildes, desde os 13 anos de idade.
  • O senhor quer deixar uma mensagem para a população da cidade?
Que juntamente com o prefeito Zito, estamos trabalhando para trazer Duque de Caxias o que há de melhor em todas as áreas. No campo da gestão pública ambiental, estaremos trabalhando diuturnamente para defender, ampliar e garantir um meio ambiente saudável, direito de todos e compromisso nosso com as futuras gerações, pois só haverá desenvolvimento positivo se este for sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário